[weglot_switcher]

Banco polaco do BCP com prejuízos de 112 milhões

A nova produção de crédito hipotecário atingiu o volume recorde de 2,6 mil milhões de zlótis (0,6 mil milhões de euros), mais 68% em termos homólogos.
26 Julho 2021, 09h36

O Bank Millennium obteve prejuízos de 512 milhões de zlótis (-112,7 milhões de euros) no primeiro semestre face a período homólogo.

“O resultado foi “substancialmente influenciado por provisões relacionadas com riscos legais associados à carteira de créditos hipotecários concedidos em moeda estrangeira no montante total de 1.047 milhões de zlótis (230,6 milhões de euros), das quais 75 milhões de zlótis (16,4 milhões de euros) relacionadas com a carteira do Euro Bank”, segundo o comunicado divulgado pelo BCP na CMVM.

O banco anunciou que realizou provisões extraordinárias no valor de 972 milhões de zlótis (214,2 milhões de euros) de “provisões relacionadas com riscos legais associados a empréstimos concedidos em moeda estrangeira (excluindo empréstimos originados pelo Euro Bank), aumentando o nível de provisões acumuladas para 14,9% do valor da carteira de créditos hipotecários concedidos em moeda
estrangeira pelo Bank Millennium”.

“Excluindo provisões relacionadas com riscos legais associados à carteira de créditos hipotecários concedidos em moeda estrangeira, o resultado líquido atingiu 449 milhões de zlótis (99,0 milhões de euros)”.

No segundo trimestre, a nova produção de crédito hipotecário atingiu o volume recorde de 2,6 mil milhões de zlótis (0,6 mil milhões de euros), um aumento de 20% em termos trimestrais e 68% em termos homólogos.

A margem financeira caiu 4% em termos homólogos, com os custos operacionais a descerem 12,7% “suportado por menores custos relacionados com contribuições regulamentares e iniciativas de corte de custos (-6,8% sem custos com contribuições regulamentares e integração do EB)”.

O banco polaco conta com mais 0,6% de clientes ativos no retalho para um total de 2,63 milhões de clientes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.