[weglot_switcher]

Bares e discotecas vão permanecer encerradas até 14 de janeiro (com áudio)

Para aceder a estes espaços, vai ser preciso a apresentação de um teste negativo. Mantém-se a proibição do consumo de bebidas alcoolicas na via pública.
6 Janeiro 2022, 13h00

Os bares e discotecas vão permanecer encerrados até ao dia 14 de janeiro como medida preventiva de combater a propagação do vírus e a variante Ómicron, em Portugal. A medida foi anunciada esta quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, durante o briefing de Conselho de Ministros, em São Bento.

Segundo o primeiro-ministro, depois da reabertura, vai ser necessário um teste negativo à entrada para se poder aceder a estes espaços.

Além desta medidas, mantém-se a proibição do consumo de bebidas alcoolicas na via pública, que foi decretado durante o período do Ano Novo, em 2021.

Durante a conferência de imprensa, o governante reiterou que apesar da alta transmissibilidade da Ómicron, que nos “tem colocado em novos máximos de infeções que se prolongarão numa tendência crescente”, e como os especialistas disseram na reunião do Infarmed, “tem sido muito evidente que esta variante oferece menor severidade e com elevado nível de vacinação”.

“Tendo hoje muitos mais casos do que há um ano, temos felizmente um número muito inferior de internamentos, internamentos em unidades de cuidados intensivos e um número muito inferior de óbitos a lamentar”, detalha o primeiro-ministro.

Assim, quer pela menor severidade da variante como pela grande cobertura vacinal e a dose de reforço, a Ómicron está a ter um “menor impacto” para o risco de saúde e para o sistema de saúde. Por isso, “podemos avançar na próxima semana com cautela”, aponta.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.