[weglot_switcher]

Bastonário espanhol dos economistas elogia números macro portugueses

Valentín Pich Rosell, presidente do Conselho Geral dos Economistas espanhol, aproveitou o X Seminário Ibérico de Economistas para elogiar os números macro recentes de Portugal, considerando-os “um exemplo” para Espanha e o resto da Europa.
24 Maio 2023, 10h00

O bastonário espanhol dos economistas teceu rasgados elogios à performance económica nacional recente, defendendo que o exemplo nacional deve ser salientado na Europa à medida que os dois países ibéricos procuram uma maior afirmação no contexto comunitário.

Valentín Pich Rosell, presidente do Conselho Geral dos Economistas espanhol, aproveitou o X Seminário Ibérico de Economistas, realizado esta quarta-feira em Lisboa como o Jornal Económico como media partner, para salientar a importância de ambos os países dialogarem e definirem estratégias conjuntas, de forma a aumentarem a sua influência europeia. António Mendonça, homólogo português, concordou e destacou a responsabilidade dos dois países no plano continental.

Nesta “ilha de facto” que é a Península Ibérica, como caracterizou Valentín Pich Rosell, torna-se fulcral que “os economistas portugueses e espanhóis [sejam capazes] de realizar estes encontros há dez anos”. Especialmente num contexto de elevada incerteza, como atualmente, e dados os muitos pontos de contacto na visão do mundo de ambos os países.

Neste plano, os números macro recentes de Portugal “são um exemplo” para Espanha e o resto da Europa, argumentou, especialmente no que toca à redução da dívida sem empurrar a economia para uma recessão.

Para António Mendonça, é importante as economias ibéricas procurarem “ter influência nas grandes decisões e opções que a Europa terá de tomar, mas também no mundo” – para tal, o bastonário português quer ver as “organizações de economistas consigam ter um papel ativo na discussão”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.