[weglot_switcher]

BBVA arrisca-se a perder 400 milhões de euros com a crise turca

Segundo o “El Economista”, o banco espanhol está disposto a deixar de ganhar metade do valor oriundo da subsidiária turca, Garanti.
  • Susana Vera/Reuters
15 Agosto 2018, 11h11

O banco espanhol BBVA pode ter uma perda máxima de cerca de 400 milhões de euros devido à desvalorização que a lira turca sofreu nos últimos dias e, consequentemente, o seu impacto na atividade da Garanti, a subsidiária na Turquia.

Em fevereiro do ano passado, o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria reforçou a sua participação no banco turco através de uma aquisição de 9,95% do capital da Garanti – detendo atualmente um total de 49,85% -, cerca de dois meses depois tremeu com o resultado do referendo constitucional que deu a Erdogan ainda mais poder governativo e agora volta a conter a respiração com o impasse em Ancara.

O jornal espanhol “El Economista” refere esta quarta-feira que, com o tombo da lira, as empresas locais têm mais dificuldades em cumprir os seus compromissos de crédito. A Garanti espera alcançar um retorno sobre o capital de 17%, o que geraria um lucro de aproximadamente 900 milhões de euros. De acordo com os analistas, a Turquia contribuiria para o grupo com cerca de 741 milhões de euros. No entanto, o BBVA está disposto a deixar de ganhar metade desse valor, ou seja, a quantia que está exposta às oscilações da moeda.

Ao diário, fontes do BBVA afirmam que o impacto será limitado. “Estamos confortáveis” apesar das atuais adversidades, adiantaram, acrescentando que alguns riscos têm vindo a ser “proativamente” reduzidos.

No primeiro semestre deste ano, o grupo BBVA registou um lucroatribuído de 2,6 milhões de euros, o que corresponde a uma subida de 14,9% quando comparado com mesmo período de 2017 (+29,5% em termos recorrentes). Segundo a entidade bancária, “a solidez do resultado recorrente, a contenção das despesas operacionais e as menores imparidades e provisões são as principais razões para esse crescimento” entre janeiro e junho. O responsável executivo do BBVA, Carlos Torres Vila, disse em comunicado que “graças aos avanços na transformação do banco, as receitas recorrentes crescem fortemente no semestre”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/respostas-rapidas-crise-da-lira-turca-vai-atirar-a-turquia-para-o-abismo-343573

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.