[weglot_switcher]

Benfica dilata vantagem sobre o Sporting

Vitória sobre o Feirense por 4-0 com três golos invulgares deixa os tricampeões na frente a três pontos da equipa de Alvalade.
  • Pedro Nunes/Reuters
2 Outubro 2016, 17h53

O Benfica venceu o Feirense por 4-0 em partida relativa à 7ª jornada da Liga NOS, aumentando para três pontos a vantagem na frente da classificação sobre o Sporting que foi igualado pelo FC Porto nesta ronda.

Depois da derrota por 2-4 em Nápoles no jogo da Liga dos Campeões, os adeptos benfiquistas responderam com a presença de 58.637 espectadores na Luz para o desafio com o Feirense.

Ederson, Luisão e Carrillo foram titulares e os tricampeões nacionais procuraram o golo. Aos seis minutos, no mesmo lance, Mitroglou e Pizzi viram defesas impedirem que a bola seguisse para a baliza.

A equipa de Rui Vitória foi mantendo o ascendente, enquanto os visitantes ensaiavam diversas iniciativas de contra-ataque sem resultados práticos. Com presença mais assídua na área, o Benfica tornou a criar perigo aos 18 minutos num cabeceamento de Salvio a que Peçanha correspondeu com voo para defender.

O volume ofensivo dos anfitriões era muito superior ao da formação orientada por José Mota. À meia hora, Ricardo Dias desarmou Mitroglou dentro da área, a bola sobrou para Salvio, mas o remate cruzado do argentino perdeu-se pela linha final. Três minutos mais tarde, num canto de Pizzi, foi Luisão quem cabeceou ao lado e, aos 35 minutos, uma infelicidade de Luís Aurélio, que tentou o corte dentro da área após lançamento de linha lateral de Salvio, resultou em autogolo.

A vantagem benfiquista não alterou o panorama do encontro e, se não surgiram outras ocasiões de golo até ao intervalo, o Feirense ainda ameaçou a baliza de Ederson perto da pausa numa jogada resolvida para canto por Luisão.

No segundo tempo, Luisão, Grimaldo e Salvio deixaram avisos nos primeiros minutos em que ficaram marcas de maior aceleração no jogo dos lisboetas, mas Karamanos também surgiu a cabecear com perigo na área de Ederson.

Mota retirou Cris e apostou em Fabinho (54 m), tentando dinamizar o jogo atacante dos nortenhos, embora o domínio adversário se mantivesse. E, numa tentativa de alívio dentro da área, Ícaro acabou por bater contra Salvio, seguindo o ressalto para a baliza e assim acontecendo o 2-0 aos 62 minutos.

Rui Vitória colocou Cervi e tirou Carrillo (65 m), enquanto José Mota agia de igual modo com Kakuba e Vítor Bruno. E seria o argentino, jogador mais baixo em campo (1,66 metros), a apontar o 3-0, de cabeça, após cruzamento de Nélson Semedo para o centro da área (70 m).

Seguiu-se a substituição de Luís Aurélio por Platini (72 m) e também José Gomes teve a sua oportunidade, rendendo Mitroglou aos 77 minutos. Pouco depois (84 m), foi a vez de Andrea Zivkovic se estrear, ocupando a vaga de Gonçalo Guedes, numa fase em que o Benfica geria a circulação da bola.

O Feirense tornou-se mais afoito e Ederson defendeu por instinto um remate à queima-roupa desferido por Karamanos (87 m), mas Peçanha também foi chamado a excelente intervenção num pontapé de longe da autoria de Grimaldo quando já se jogavam as compensações. No último lance de jogo, Grimaldo foi exemplar a marcar um livre perto da meia lua, fez a bola passar sobre a barreira e fechou o resultado em goleada de 4-0.

A seguir joga-se o Boavista-Moreirense e, a partir das 20h15, o Arouca-Sp. Braga. Outros resultados da jornada: V. Setúbal-Marítimo, 0-1; Rio Ave-Estoril, 1-2; Chaves-Belenenses, 3-1; V. Guimarães-Sporting, 3-3; Nacional-FC Porto, 0-4 e Tondela-P. Ferreira, 2-1.

A Liga sofre agora uma interrupção durante cerca de três semanas para jogos da seleção e uma eliminatória da Taça de Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.