[weglot_switcher]

Bicicletas com fibra de carbono são o futuro e estão a ser produzidas em Portugal

A Carbon Team existe desde 2018 e está a construir bicicletas feitas a partir de fibra de carbono. Estas são mais leves e, por esse motivo, mais rápidas. O investimento é de 8,4 milhões de euros.
  • Imagem: PEDRO GARCIA
10 Maio 2022, 21h00

Existe uma procura crescente de ciclistas amadores por bicicletas de fibra de carbono e há uma empresa portuguesa que está a aproveitar esta tendência. A Carbon Team foi lançada em 2018 na localidade de Campia, concelho de Vouzela, distrito de Viseu, por um grupo de investidores portugueses, juntamente com alemães e de Taiwan, de acordo com a britânica “BBC“.

A fibra de carbono é um material leve e forte que, entre outras vantagens, permite levar a velocidade das bicicletas para outro patamar. Estas são muitas vezes vistas como as bicicletas do futuro, por serem tão avançadas neste parâmetro.

Os investidores injetaram 8,4 milhões de euros na firma e, depois de três anos a desenvolver as bicicletas, a produção teve início no ano passado. A empresa tem atualmente 30 empregados e constrói oito a 10 bicicletas por dia. O plano é ter 200 funcionários em 2023, para produzir até 150 bicicletas a cada dia.

A firma acredita que a produção de tecnologias de ponta pode regressar à Europa, depois de décadas em que esteve restringida a China e Taiwan.

Emre Ozgunes faz parte da empresa desde 2019, nas funções de diretor-geral, depois de anos a trabalhar no setor. “Sempre quis começar um negócio a partir do zero”, disse, em declarações à BBC.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.