[weglot_switcher]

Bicicletas GIRA passam a ser gratuitas para residentes em Lisboa com passe Navegante

A rede pública de bicicletas GIRA passa, a partir de hoje, a ser gratuita para os residentes de Lisboa e portadores do passe Navegante, informa a EMEL. Também hoje a rede GIRA inaugurou seis novos postos de acesso.
26 Maio 2023, 17h39

Os residentes de Lisboa e portadores do passe Navegante vão poder, a partir de hoje, utilizar a rede GIRA de forma gratuita, já os residentes, com domicílio fiscal em Lisboa e com idades entre os 24 e os 64 anos podem pedir um passe gratuito num ponto de atendimento EMEL segundo informa EMEL, entidade gestora do sistema público de bicicletas partilhadas de Lisboa, em comunicado.

Para aceder a este serviço, os utilizadores necessitam apenas de ter uma conta na aplicação GIRA e um cartão Navegante. Os jovens até aos 23 anos e os maiores de 65 anos de idade, podem fazer esta associação automaticamente na aplicação GIRA.

Carlos Silva, presidente da EMEL, afirma que “a integração da GIRA no Navegante tem em vista a promoção do uso de modos suaves e da utilização do transporte de público enquanto forma de deslocação na cidade”.

A EMEL inaugurou seis novos postos de acesso, passando a ter 146 estações GIRA, num total de 2.873 docas de estacionamento. Os novos postos localizam-se na Doca da Marinha, Ribeira das Naus, em Carnide, São Domingos de Benfica, Benfica e no Lumiar.

A rede pública de bicicletas foi lançada em 2017 e já realizou cerca de nove milhões de viagens, tendo só nos primeiros cinco meses deste ano chegado perto das 1,5 milhões de viagens. Atualmente conta com cerca de 1600 bicicletas, sendo a maioria destas elétricas.

Carlos Silva, revela que “no curto prazo queremos duplicar a frota existente. Está a decorrer um concurso público para aquisição de novas bicicletas e estão a ser realizados trabalhos de conversão de bicicletas convencionais em elétricas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.