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Black Friday. Atrasos na entrega das encomendas são o principal foco das queixas

Entre o período de 1 de novembro e 2 de dezembro deste ano, o Portal da Queixa registou 416 reclamações relativamente à Black Friday, um aumentou considerável face ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 262 reclamações. 
  • REUTERS/Henry Romero
4 Dezembro 2020, 12h10

As reclamações relacionadas com o evento Black Friday aumentaram 59% em comparação com o período homólogo, sendo que os atrasos na entrega das encomendas são o principal foco das queixas dos consumidores, revela o Portal da Queixa.

Entre o período de 1 de novembro e 2 de dezembro deste ano, o Portal da Queixa registou 416 reclamações relativamente à Black Friday, um aumentou considerável face ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 262 reclamações.

De acordo com a entidade que gere as queixas dos consumidores, a categoria de Tecnologia, Informática e Som foi a mais visada por parte dos consumidores, sendo que o motivo principal das reclamações foi a dificuldade de entrega do produto. Por sua vez, o setor das entregas registou uma média de 53 reclamações diárias.

No período em análise foram registadas 1.119 reclamações relacionadas com o comércio eletrónico, sendo que 37%, ou 416 reclamações, são referentes ao evento de promoções Black Friday.

A análise do Portal da Queixa refere ainda que o comércio de Tecnologia, Informática e Som reuniram 40,6% das queixas, enquanto o comércio de Moda e Joalharia reuniu 17,8%, o Mobiliário e Decoração viu 5% e os Hiper e Supermercados reuniram 2,3% das reclamações totais.

“O principal problema da Black Friday 2020 reportado pelos consumidores junto do Portal da Queixa, foi a dificuldade na entrega das encomendas, a gerar 33,3% das reclamações. A rutura de stock foi o segundo maior motivo de reclamação (17,8%) e a alteração do preço do produto foi o terceiro motivo (16,9%) mais denunciado na maior rede social de consumidores de Portugal”, indica o comunicado do Portal da Queixa.

Referente às entregas, foram registadas 1.705 reclamações dirigidas ao setor do Correio, Transporte e Logística, representando um aumento de 62%, ou seja, mais 653 reclamações, face a 2019 quando tinham sido contabilizadas 1.052 reclamações. Entre os principais motivos das reclamações dirigidas ao setor Correio, Transporte e Logística, os consumidores destacaram os atrasos da encomenda (57,6%), a falta de reposta (25,3%) e a não entrega do produto (15,2%).

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