[weglot_switcher]

Bloco de Esquerda: “Aumento das pensões é fundamental”

Pedro Filipe Soares explica que o aumento efetivo das pensões é “fundamental” para o partido. O líder parlamentar do Bloco de Esquerda ainda espera melhorias no esboço do Orçamento do Estado para 2017.
12 Outubro 2016, 18h15

O Bloco de Esquerda (BE) afirmou que as negociações com o Governo sobre o Orçamento do Estado para 2017 prosseguem e terão continuidade tanto na generalidade como na especialidade. Nas palavras de Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do partido, há duas questões fundamentais: o aumento das pensões e o retorno dos rendimentos.

“A questão relativa ao aumento das pensões é fundamental”, reforçou o líder da bancada bloquista. Sobre as negociações, Pedro Filipe Soares afirma que “o período negocial que temos pela frente será ainda longo”, mas o dirigente da bancada bloquista acredita que será “positivo para as pessoas”.

Pedro Filipe Soares reafirmou que o processo não está fechado. “Estamos ainda a discutir e o debate na generalidade não fecha todas as portas”, sustentou. Questionado sobre a possibilidade de o Bloco de Esquerda aceitar negociações sobre o fim gradual sobretaxa de IRS ao longo do próximo ano, ao invés do imposto ser eliminado de uma vez em janeiro, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda não avançou com pormenores.

De acordo com o partido, o Orçamento de Estado tem capacidade para garantir o aumento das pensões sem manter a sobretaxa. Para Pedro Filipe Soares, “há alternativas mais justas”. “Há espaço para encontrar as soluções que mais protejam as pessoas e que assegurem que o caminho de recuperação dos rendimentos será prosseguido”, acrescenta.

O BE recusou qualquer “ligação” entre o aumento real de pensões, defendidos pelos bloquistas e comunistas, e o aumento dos impostos do trabalho, nomeadamente a manutenção da sobretaxa do IRS para os salários mais elevados.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.