[weglot_switcher]

Bloco quer menos impostos e IRS com mais escalões

“Um IRS mais progressivo, com mais escalões” para que os trabalhadores por conta de outrem e os pensionistas possam ter mais rendimento disponível – é o passo que vai ter de ser dado no próximo OE, diz Catarina Martins.
9 Abril 2017, 14h50

Os trabalhos de preparação com o PS para o Orçamento do Estado de 2018 já começaram e nas palavras de Catarina Martins as negociações afiguram-se “muito difíceis”.

Este domingo, à margem da apresentação da candidatura de Cecília Honório à Câmara de Cascais, a coordenadora do Bloco de Esquerda desafiou publicamente o Governo de António Costa, que é apoiado pelo Bloco, a inverter no OE para 2018 o “gigantesco aumento de impostos” da governação de Passos Coelho-Vítor Gaspar-Maria Luís Albuquerque.

“Precisamos de garantir a continuação da recuperação dos salários, das pensões de todas as pessoas e isso consegue-se tendo a coragem de mexer nos escalões do IRS para começar a reverter o gigantesco aumento de impostos que foi feito por Vítor Gaspar”, disse textualmente.

Como é que se inverte? “Através de um IRS mais progressivo, com mais escalões” para que os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas possam ter mais rendimento disponível no final do mês, explicitou, acrescentando que há que “começar pelos rendimentos mais baixos”.

Além das mexidas no escalões do IRS, Catarina Martins vai lutar pelo cumprimento de compromissos assumidos no OE/2017, como o descongelamento das carreiras e o plano nacional de combate à precariedade. “Mas precisamos de mais”, sublinhou, acrescentando ser essa a determinação do Bloco de Esquerda: “Continuar a recuperação de rendimentos, parar o empobrecimento do país exige não parar sobre o que foi feito, mas ter a coragem de continuar”, sublinhou.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.