[weglot_switcher]

BNP Paribas Factor celebra acordo de “green factoring” com grupo Rosseti

A BNP Paribas Factor, rede factoring do BNP Paribas que opera em Portugal, celebrou o seu primeiro acordo de green factoring com a RO7 Engenharia, empresa que pertence ao grupo Rosseti, com sede em Braga.
1 Fevereiro 2022, 20h23

A BNP Paribas Factor, rede factoring do BNP Paribas e líder europeu de mercado, celebrou o seu primeiro acordo de green factoring com a RO7 Engenharia, empresa que pertence ao grupo Rosseti, com sede em Braga. A Rosseti Engenharia é uma empresa especializada em energias renováveis.

Este acordo, que confirma o compromisso ambiental da BNP Paribas Factor, tem como base objetivos de sustentabilidade ambiental e inclui o pagamento de faturas de projetos que cumprem com as categorias indicativas de elegibilidade para Projetos Verdes, em “Energia Renovável – incluindo produção, transmissão, aparelhos e produtos” listados nos “Princípios do Empréstimo Verde”.

A BNP Paribas Factor é do grupo francês BNP Paribas e é a terceira empresa de factoring a operar em Portugal e a primeira a fazer parte da Factors Chain Internacional.

Pelo facto de pertencer a um grande grupo internacional e à FCI, a BNP Paribas Factor pode intervir nos principais mercados internacionais e prestar serviços de factoring aos exportadores portugueses em mais de 82 países.

A linha de factoring contratada tem como objetivo apoiar a empresa na implementação de instalações para a produção de projetos de energia solar fotovoltaica e eólica e hídrica. Estão incluídas neste acordo as pequenas centrais de escoamento (< 25 megawatts de capacidade instalada), com a participação de 85% das faturas apresentadas pela Rosseti Engenharia, e que atendam a três critérios específicos: os projetos têm que ter uma avaliação de impacto ambiental em vigor; os projetos não estão localizados em áreas-chave de biodiversidade (áreas protegidas IUCN I-IV); e que não tenha sido identificada nenhuma controvérsia relativamente aos projetos.

“As soluções de full factoring desenvolvidas pelo BNP Paribas Factor, assumem que a Rosseti Engenharia irá garantir uma estratégia e implementação de ações que minimizem o impacto ambiental das operações da empresa; promover a alfabetização ambiental envolvendo colaboradores, comunidade e partes interessadas; contribuir com produtos e soluções técnicas que promovam a ecoeficiência e minimizem a pegada de carbono e, por fim, assegurar a incorporação da avaliação de impacto ambiental na escolha e seleção de fornecedores”, refere a BNP Paribas Factor.

Segundo Artur Pereira,  do BNP Paribas Factor, em comunicado, “o primeiro acordo de Green Factoring vem ao encontro da estratégia do grupo BNP Paribas em participar ativamente na construção de um futuro mais sustentável. Este desejo, que levou o grupo a passar por uma profunda transformação de suas atividades nos últimos anos, reflete-se na nossa abordagem empresarial e, no caso do BNP Paribas Factor estamos também a mobilizar os nossos recursos para criar condições para um crescimento mais responsável e apoiar os nossos clientes nesta transição”.

Já Pedro Martins, CEO da Rosseti Engenharia, refere que “este acordo Green Factoring é mais um passo na filosofia de desenvolvimento sustentável que orienta o grupo Rosseti”. Para melhor acompanhar os impactos ambientais dos ativos financiados, a Rosseti Engenharia reportará anualmente as métricas que estão em linha com a Estrutura Harmonizada para Relatórios de Impacto da ICMA, publicada pela primeira vez em junho de 2019 e atualizada em dezembro de 2020, nomeadamente, a composição dos projetos abrangidos pelas linhas de Green Factoring (número e tipo de projetos), a energia gerada pelos projetos abrangidos pelas linhas de Green Factoring (em MWh); e as emissões de GEE geradas pelas atividades da empresa compreendidas nas linhas de Green Factoring (em CO2).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.