BNP Paribas interessado em comprar banco holandês ABN Amro

No advento desta notícia, as ações do ABN Amro chegaram a valorizar 18,4% na bolsa em Amesterdão, fechando na sexta-feira com uma valorização de 5.65%.

O BNP Paribas quer adquirir o banco holandês ABN Amro, o qual foi nacionalizado aquando da crise financeira, avançou na sexta-feira a Bloomberg.

O maior banco francês pediu uma reunião ao governo holandês para discutir a transação. Fontes próximas do assunto referem à Bloomberg que o interesse no negócio vai de acordo com a intenção do BNP de expansão no norte da Europa.

No advento desta notícia, as ações do ABN Amro chegaram a valorizar 18,4% na bolsa em Amesterdão, fechando na sexta-feira com uma valorização de 5.65%.

Para perspetiva, as ações do banco holandês têm apresentado, este ano, uma queda acumulada de cerca de 10%, o que deixa o ABN Amro com uma capitalização bolsista de 11,45 mil milhões de dólares (10,9 mil milhões de euros).

A Bloomberg avança ainda que o governo holandês ainda não respondeu à intenção do BNP e que, na verdade, não está a considerar seriamente a proposta. Normalmente o Estado holandês prefere ir ao mercado para vender mais ações de forma a conseguir arrecadar mais verbas e mantendo assim algum controlo.

“Enquanto o ministério mantém participação no ABN Amro, também conversa regularmente com várias partes interessadas sobre uma ampla variedade de tópicos”, disse uma fonte em comunicado, acrescentando que “a decisão sobre possíveis novas transações de venda é determinada com base em vários fatores”.

Quaisquer planos do banco francês de adquirir o ABN Amro podem enfrentar resistência política na Holanda, especialmente após a união turbulenta entre a Air France e a KLM. A França, os Países Baixos e a gestão das duas transportadoras têm estado frequentemente em desacordo desde a fusão de 2004 das respectivas companhias aéreas nacionais. Também as fusões transfronteiriças de bancos europeus têm sido raras na última década, uma vez que as taxas de juro negativas pesaram nos resultados da banca.

A lembrar que, em 2018, o BNP Paribas comprou ao ABN Amro as suas filiais da banca privada e seguros no Luxemburgo.

Recomendadas

Banco de Portugal volta a dispensar bancos de reserva contracíclica a partir de 1 de julho

A reserva contracíclica corresponde a uma reserva adicional que tem como objetivo proteger o setor bancário nos períodos em que o risco aumenta. Banco de Portugal mantém os 0% para o terceiro trimestre.

BCP é o banco que mais empresas ajudou a obter o Estatuto Inovadora da COTEC em 2022

A maioria das empresas apoiadas pelo Millennium bcp para obter o Estatuto Inovadora tem entre 11 e 20 anos (158 empresas) e entre 21 e 30 anos (152 empresas) de vida. Porto é o distrito com mais Empresas Inovadoras (145 empresas) apoiadas pelo Banco, à frente de Lisboa (121), Aveiro (102) e Braga (81), diz o BCP.

Linhas de Capitalização: que fundos para PMEs e startups? Veja a JE Talks

Pedro Neto, partner da Moneris e Ricardo Vale, coordenador comercial da Yunit Consulting irão abordar as melhores estratégias que as empresas podem adotar para entregar as suas candidaturas, numa iniciativa onde serão ainda dissecados os apoios existentes para PME e startups.
Comentários