[weglot_switcher]

BNP Paribas interessado em comprar banco holandês ABN Amro

No advento desta notícia, as ações do ABN Amro chegaram a valorizar 18,4% na bolsa em Amesterdão, fechando na sexta-feira com uma valorização de 5.65%.
18 Junho 2022, 10h51

O BNP Paribas quer adquirir o banco holandês ABN Amro, o qual foi nacionalizado aquando da crise financeira, avançou na sexta-feira a Bloomberg.

O maior banco francês pediu uma reunião ao governo holandês para discutir a transação. Fontes próximas do assunto referem à Bloomberg que o interesse no negócio vai de acordo com a intenção do BNP de expansão no norte da Europa.

No advento desta notícia, as ações do ABN Amro chegaram a valorizar 18,4% na bolsa em Amesterdão, fechando na sexta-feira com uma valorização de 5.65%.

Para perspetiva, as ações do banco holandês têm apresentado, este ano, uma queda acumulada de cerca de 10%, o que deixa o ABN Amro com uma capitalização bolsista de 11,45 mil milhões de dólares (10,9 mil milhões de euros).

A Bloomberg avança ainda que o governo holandês ainda não respondeu à intenção do BNP e que, na verdade, não está a considerar seriamente a proposta. Normalmente o Estado holandês prefere ir ao mercado para vender mais ações de forma a conseguir arrecadar mais verbas e mantendo assim algum controlo.

“Enquanto o ministério mantém participação no ABN Amro, também conversa regularmente com várias partes interessadas sobre uma ampla variedade de tópicos”, disse uma fonte em comunicado, acrescentando que “a decisão sobre possíveis novas transações de venda é determinada com base em vários fatores”.

Quaisquer planos do banco francês de adquirir o ABN Amro podem enfrentar resistência política na Holanda, especialmente após a união turbulenta entre a Air France e a KLM. A França, os Países Baixos e a gestão das duas transportadoras têm estado frequentemente em desacordo desde a fusão de 2004 das respectivas companhias aéreas nacionais. Também as fusões transfronteiriças de bancos europeus têm sido raras na última década, uma vez que as taxas de juro negativas pesaram nos resultados da banca.

A lembrar que, em 2018, o BNP Paribas comprou ao ABN Amro as suas filiais da banca privada e seguros no Luxemburgo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.