Bolsa de Nova Iorque abre mista

Investidores com sentimento misto marcou a abertura da primeira sessão da bolsa de Nova Iorque. Detenção da CFO da Huawei no Canadá, na semana passada, está a ter impacto nas relações comerciais entre os EUA e a China.

Reuters

Os três principais índices da bolsa de Nova Iorque abriram a primeira sessão desta semana com sentimento misto. O S&P 500 regista ligeiras perdas de 0,06% para 2.631,61 pontos. Já o tecnológico Nasdaq está a valorizar 0,35% para 6.636,32 pontos e o industrial Dow Jones sobe 0,05% para 24.44,53 pontos.

A penalizar o sentimento dos investidores estão as relações comerciais entre os Estados Unidos e a China. A detenção da chief financial officer da empresa de telecomunicações chinesa Huawei, Meng Wanzhou, no Canadá pode colocar em risto as negociações encetadas entre as duas maiores potências económicas mundiais. As autoridades norte-americanas estão a investigar o papel desempenhado por Wanzhou nas operações da empresa no Irão.

Ainda na China, a Qualcomm, empresa fabricante de chips, ganhou um caso judicial naquele país contra a Apple. A tecnológica liderada por Tim Cook foi declarada culpada por ter violado duas patentes da Qualcomm e não poderá vender no mercado chinês, o maior mercado de dispositivos móveis do mundo, vários modelos de iPhones, desde o iPhone 6 até ao iPhone X. A asções da Apple estão a cair 2,39% para 164,46 dólares.

No mercado das matérias primas, o Brent, preço de referência mundial e para o mercado europeu, assim como o  West Texas Intermediate, estão a desvalorizar. O Brent está a ceder 2,11% para 60,81 dólares e o WTI está a desvalorizar 1,39% para 51,50 dólares.

(atualizada às 15h03)

Recomendadas

Wall Street fecha a perder, com Nasdaq e S&P 500 a tombar mais de 2%

A nível empresarial, destaque para a queda da Apple de quase 5% depois do Bank of America baixar a empresa de Neutral para Buy, citando preocupações com uma desaceleração nos gastos do consumidor.

PSI fecha no ‘vermelho’. Jerónimo Martins perde mais de 6%

Houve apenas duas cotadas a terminarem a sessão em terreno positivo. Os CTT fecharam a valorizar 3,82% para os 2,72 euros e a Galp cresceu 0,44%, com as suas ações nos 9,63 euros. No mercado cambial, o euro está a ter uma valorização de 0,46% face ao dólar, para os 0,9779 euros.

Wall Street arranca ‘mista’ numa Europa mergulhada no ‘vermelho’

A a Amazon está em destaque, após anunciar um aumento do salário médio dos trabalhadores de armazém, bem como os trabalhadores de entregas. O anúncio antecede em duas semanas o segundo evento de ofertas Prime Day da Amazon, marcado para 11 e 12 de outubro, evento que provocou uma crescente pressão sindical sobre a empresa.
Comentários