[weglot_switcher]

Bolsa espanhola salta 2,51% com mudanças na Catalunha

O principal índice bolsista espanhol reagiu bem à notícia de que a divisão dos partidos separatistas catalães pode estar a por em risco a declaração unilateral de independência da Catalunha. O Ibex 35 registou um aumento de 2,51% para os 10,214 pontos.
  • Reuters / Issei Kato
5 Outubro 2017, 17h28

O principal índice bolsista espanhol reagiu bem à notícia de que a divisão dos partidos separatistas catalães pode estar a por em risco a declaração unilateral de independência da Catalunha. O Ibex 35 registou um aumento de 2,51% para os 10,214 pontos, assim que se soube, através da informação da agência Bloomberg, que uma eventual divisão dos principais atores políticos catalães pode travar o resultado do referendo.

Além disso, o dia tem sido marcado pelas intenções de saída dos principais bancos da Catalunha. O Banco Sabadell e o CaixaBank querem fazer as malas para outras cidades, como Madrid, Alicante e Oviedo. Estas instituições bancárias subiram mais de 34% no índice madrileno. O conselho de administração do Banco Sabadell, liderado por Josep Oliu, reúne-se esta tarde para aprovar a transferência da sua sede para fora da Catalunha. Já o CaixaBank, dono do BPI, disse esta manhã ao Jornal Económico que “ainda não tomou nenhuma decisão sobre a mudança de sede”.

Na sequência destes desenvolvimentos, os investidores negociaram 2.798 milhões de euros nesta sessão, naquele que foi o segundo maior aumento do ano. Os analistas contactados pelo jornal espanhol El Economista referem que “a curto prazo, não haverá mudanças analíticas ou qualquer coisa que convide a operar no mercado espanhol, a menos que o Ibex 35 não resolva o debate que otimistas e pessimistas protagonizam entre o suporte crítico dos 9.800-9.930 pontos e a resistência-chave dos 10,410 pontos”. A Ecotrader adianta que, nesse sentido, considera que é muito arriscado “entrar nesta dança” até que o debate seja resolvido.

http://www.jornaleconomico.pt/noticias/sabadell-discute-hoje-mudanca-de-sede-da-catalunha-caixabank-ainda-nao-decidiu-saida-de-barcelona-217062

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.