[weglot_switcher]

Bondalti cria sociedade para refinação de lítio verde

A Lifthium Energy é a nova estrutura da empresa do grupo José de Mello.
12 Julho 2023, 18h41

A Bondalti constituiu uma nova empresa para desenvolver a refinação em larga escala de lítio verde, a Lifthium Energy. A sociedade recém-criada, pertencente à antiga CUF Químicos, tem estado a desenvolver um projeto para abrir uma primeira fábrica em Portugal e prevê expandir a suas operações para novas unidades.

A ideia é alcançar uma capacidade de refinação de 50 mil toneladas por ano, através de tecnologias amigas do ambiente que reduzam em mais de metade a intensidade carbónica deste processo até 2030. No final, a meta é produzir de forma a ter mais de dois milhões de automóveis por ano com baterias elétricas de hidróxido de lítio, fornecido por esta área de negócio.

A Bondalti, do grupo José de Mello, tem vindo a desenvolver testes numa instalação-piloto para refinação de lítio através de eletrólise e, segundo a empresa, como foi bem-sucedida, a administração decidiu lançar este veículo destinado exclusivamente a este segmento de atividade, de acordo com a informação transmitida esta quarta-feira a alguns meios de comunicação social.

A refinação incluirá energias renováveis, nomeadamente o hidrogénio verde, e privilegiará matérias-primas que respeitem os critérios ESG mais elevados. “O ecossistema tecnológico proposto pela Lifthium Energy representa um contributo importante para alcançar as grandes metas da descarbonização da economia, conferindo sustentabilidade e circularidade ao longo da cadeia de valor do lítio”, disse o presidente da Bondalti e da Lifthium Energy.

Na opinião de João de Mello, “este é um projeto que consubstancia a nossa visão de um polo europeu do lítio, permitindo cadeias logísticas mais curtas e hipocarbónicas, e reduzindo a dependência externa da Europa nesta matéria”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.