[weglot_switcher]

Brasil: presidenciais de 2018 com número recorde de candidatos

A crise económica que o Brasil atravessa, desde a destituição de Dilma Rousseff, o caso Lava-Jato e das posições políticas cada vez mais extremadas estarão na origem de tantos candidatos.
15 Dezembro 2017, 09h52

As eleições presidenciais de 2018 no Brasil vão ter um número histórico de candidatos em 30 anos, segundo o “Diário de Notícias” desta sexta-feira. Desde 1989, quando Fernando Collor de Mello foi eleito presidente do país, que não havia tantos candidatos.

As eleições para o cargo de presidente da República Federativa do Brasil só ocorrem em 2018, mas numa fase de apresentação de pré-candidaturas já surgiram 13 pretendentes para ocupar o palácio do Planalto, em Brasília. De acordo com o DN, o número de candidatos à chefia do maior país da América Latina pode aumentar até à oficilização das candidaturas.

O motivo para o aparecimento de tantos candidatos estará no facto de Brasil atravessar uma crise económica, desde a destituição de Dilma Rousseff, do caso Lava-Jato, da indefinição em torno do “favorito” Lula da Silva e das posições políticas cada vez mais extremadas.

Ao DN, o politólogo brasileiro Dimitri Dimoulis“A instabilidade do cenário eleitoral aumenta hipóteses de sucesso de outsiders e, além disso, muitos candidatos consideram vantajosa para sua carreira, na política ou fora dela, a grande projeção nacional e promoção gratuita que traz uma candidatura”.

Este número histórico só é superado pelas eleições presidências de 1989, vencidas por Collor de Mello, em que se candidataram 21 pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.