[weglot_switcher]

Brexit: economia britânica vai desacelerar independentemente do acordo com a UE

A conclusão é de um estudo interno feito pelo Governo britânico, a que o site BuzzFeed News teve acesso, que estima que a queda do crescimento pode chegar aos 8% nos próximos 15 anos.
30 Janeiro 2018, 12h15

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) vai levar a uma desaceleração do ritmo de crescimento da economia do país, independentemente do acordo de Brexit que os britânicos conseguirem com Bruxelas. A conclusão é de um estudo interno feito pelo Governo britânico, a que o site BuzzFeed News teve acesso, que estima que a queda do crescimento pode chegar aos 8% nos próximos 15 anos.

O documento, com o nome EU Exit Analysis – Cross Whitehall Briefing, analisa três cenários passíveis de virem a acontecer, tendo por base o avanço das negociações com o bloco europeu. Caso Londres venha a deixar a UE sem qualquer acordo, o país teria de integrar de forma isolada a Organização Mundial do Comércio (OMC) e sofreria uma redução do crescimento na ordem dos 8%.

O estudo indica ainda que, no caso de um acordo global de comércio livre com a UE, o crescimento do Reino Unido seria 5% mais baixo em comparação com as atuais previsões. Já a ideia de um ‘Soft Brexit’ com um acesso contínuo ao mercado único ao estilo norueguês, levaria também – ainda que com um menor impacto – a uma redução do crescimento: menos 2%.

Os dados foram revelados no mesmo dia em que Bruxelas apresentou a sua lista de exigências para o chamado período de transição na saída do Reino Unido da UE, que se prevê que esteja concluído a partir de março de 2019. Entre as exigências está a vontade de que os britânicos continuem a ser regidos pelas regras comunitárias, apesar de na prática já estarem ausentes das decisões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.