[weglot_switcher]

Brexit obriga Reino Unido a aumentar ‘almofada’ financeira em 430%

Na apresentação do Orçamento do Estado, o governo britânico reviu em baixa as perspetivas de crescimento até 2019 e aumentou o valor alocado à saída da UE para 3.700 milhões de libras, face aos anteriores 700 milhões.
22 Novembro 2017, 16h34

O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, reviu esta quarta-feira as previsões de crescimento do Reino Unido. Na apresentação do Orçamento do Estado para 2018, o governo reconheceu que o Brexit vai ser prejudicial para a economia britânica, nos próximos três anos, e aumentou a almofada financeira para preparar a saída da União Europeia (UE).

A projeção do governo britânico é que o produto interno bruto (PIB) cresça 1,5% em 2017, o que significa uma revisão face aos anteriores 2%. Em 2018, a estimativa é de um crescimento do PIB de 1,8%, para voltar a desacelerar para 1,3%, no ano seguinte. Em ambos os casos, são também previsões mais pessimistas que as anteriores.

Hammond afirmou ainda que a dívida “permanece muito alta e devemos diminuí-la” para não passar este fardo “injustamente” para a próxima geração, segundo a agência Bloomberg.

O governo decidiu ainda aumentar os fundos que preparar o Brexit, tendo determinado no orçamento  três mil milhões de libras adicionais. O valor acresce aos 700 milhões de libras que estavam já previstos, significando um aumento de quase 430%. A decisão poderá significar que o governo britânico espera agora que a fatura do Brexit seja mais elevada que as anteriores previsões do governo.

O pessimismo das Finanças britânicas penalizaram a moeda britânica, ainda durante a apresentação do orçamento. A libra esterlina inverteu a tendência do início do dia e começou a desvalorizar 0,1% para 1,322 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.