[weglot_switcher]

Brico Depôt Iberia aumentou lucros em 240% no ano passado

A delegação ibérica da empresa controlada pela Kingfisher, especializada em ‘bricolage, reformas no lar e construção, registou em 2021 uma subida das vendas em 23,3% face ao ano anterior, para 428 milhões de euros.
22 Março 2022, 23h48

Em 2021 a Brico Depôt Iberia registou os melhores resultados da sua história, com um aumento do lucro de 240%, para 14,6 milhões de euros, enquanto as vendas subiram 23,3% face ao ano anterior, para 428 milhões de euros.

“A Brico Depôt Iberia, líder em construção, reformas e ‘bricolage’, alcançou este ano os melhores números da sua história. A empresa consolidou a sua liderança, com um aumento significativo do volume de vendas de 23,2% (LFL) [like-for-like, ou em bases comparáveis] em relação ao ano anterior, colocando as suas vendas totais para o exercício de 2021 em 428 milhões de euros”, assinala um comunicado da empresa.

Segundo o mesmo documento, “os benefícios da empresa também registaram um aumento considerável, com um aumento do lucro de retalho de 240,3%, situando-se em 14,6 milhões de euros, valor bastante acima dos quatro milhões de euros que a empresa obteve em 2020”.

Os responssáveis da Brico Depôt Iberia asseguram que a empresa “continua a apostar na digitalização e no omnicanalidade, registando este ano um crescimento de 90% a nível digital face ao ano passado”, acrescentando que a proprietária da empresa, Kingfisher, alcançou vendas totais de cerca de 15,7 mil milhões de euros, ao câmbio atual, o que representa um aumento anual de 9,9% (LFL).

O ‘e-Commerce’ da Brico Depôt Iberia no ano passado “cresceu de forma exponencial”, tendo representado 18% das vendas totais do grupo.

“Os resultados mostram um excelente ano que, apesar de marcado por alguma instabilidade mundial, a empresa conseguiu superar em muito os resultados dos últimos anos. Isto foi possível graças ao esforço realizado em todos os processos, sempre com o objetivo de oferecer aos seus clientes produtos de elevada qualidade, a preços competitivos e continuar a crescer através das lojas físicas e do canal ‘online'”, adianta o referido comunicado.

O CEO da Brico Depôt Iberia, Mike Foulds, destacou que “os resultados alcançados este ano na Península Ibérica são fruto do compromisso de todos os colaboradores que compõem a Brico Depôt, seguindo com a estratégia de liderança em preço, gama adequada e aceleração do ‘e-Commerce’ que iniciámos há dois anos”.

Da mesma forma, o CEO da empresa quis destacar “o magnífico trabalho que as nossas equipas em Espanha e em Portugal têm vindo a desenvolver, fazendo um grande esforço para garantir ‘stock’ para os nossos clientes num ambiente mundial complicado”, afirmando ainda que “tem sido fantástico receber de volta nas lojas os nossos clientes habituais e também aqueles que nos visitam pela primeira vez confiando nos nossos produtos”.

Olhando para 2022, Mike Foulds assegurou que com os avanços estratégicos e as inovações que estão a ser implementadas, “encaramos os próximos meses com grande entusiasmo, focados em continuar a oferecer a melhor relação qualidade preço e a dar cobertura com sucesso a todos os nossos clientes, tanto nas nossas lojas, como através do nosso canal de ‘e-Commerce’ e da nossa ‘app’ Brico & Go, e continuaremos a trabalhar na nossa transformação, com o desejo de lançar vários projetos e assim continuar a proporcionar aos nossos clientes, profissionais e particulares, um serviço ágil ao melhor preço”.

Por seu lado, o diretor financeiro da Brico Depôt Iberia, Eduardo López, avaliou a rentabilidade do negócio, bem como o potencial da estratégia do grupo, garantindo que “estamos muito satisfeitos com os bons resultados financeiros deste ano”.

“2021 foi um ano de adaptação a um ambiente macroeconómico e geopolítico incerto, e a evolução dos mercados em Espanha e em Portugal foi muito marcada pelas diferentes restrições que vigoraram nos dois países no início do ano. Apesar dos obstáculos, conseguimos aumentar o lucro de retalho na Península Ibérica para 14,6 milhões de euros”, concluiu este responsável.

Até 2022, a Brico Depôt Ibera prevê implementar inúmeros projetos, sistemas e ferramentas na Península Ibérica (Espanha e Portugal), “para continuar a melhorar a oferta que disponibiliza aos seus clientes, tanto particulares como profissionais”.

“Entre os planos para estes anos, a grande aposta está na digitalização, que afetará diversos processos e níveis da empresa, com o intuito de continuar a melhorar a experiência de compra do cliente e continuar a consolidar e a criar oportunidade para os colaboradores”, adianta o comunicado em questão.

A Brico Depôt Iberia afirma-se como uma empresa líder na área da construção, ‘bricolage’ e reforma do lar, dirigida tanto para clientes particulares como profissionais. Atualmente, conta com cerca de 2.200 funcionários e 31 lojas em Espanha e Portugal, e tem sede em Barcelona.

Faz parte da Kingfisher plc, uma empresa internacional de reforma do lar. No quadro da estratégia de expansão da Kingfisher, a Brico Depôt Iberia iniciou o seu percurso em Espanha em 2003, com a abertura da primeira loja em Viana (Logroño), e em 2014 em Portugal, com a abertura da loja de Loures.

Por seu turno, a Kingfisher plc é uma empresa multinacional dedicada à reforma do lar com mais de 1.380 lojas e presença em oito países europeus, operando sob as seguintes marcas de retalho: B&Q, Castorama, Brico Depôt, Screwfix, TradePoint e Koçta. É formada por uma equipa de 80 mil pessoas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.