[weglot_switcher]

Bruxelas considera “improvável” a descida dos preços das casas em Portugal

Comissão Europeia revela no ‘Country Report’ que avalia o país no âmbito do ciclo do Semestre Europeu de 2023 que “o crescimento dos preços das casas será moderado no futuro, pois as taxas de juro estão a subir”.
25 Maio 2023, 10h54

A descida dos preços das casas em Portugal é vista como “improvável” por parte da Comissão Europeia (CE). No relatório intitulado ‘Country Report’ que avalia o país no âmbito do ciclo do Semestre Europeu de 2023, o organismo revela que “o crescimento dos preços das casas será moderado no futuro, pois as taxas de juro estão a subir”.

Ou seja, o aumento dos preços irá verificar uma desaceleração quando comparado com os últimos anos, mas será “improvável” uma quebra acentuada para breve.

A Comissão Europeia justifica estas conclusões com base na “escassez de casas no mercado e a procura forte por parte de investidores estrangeiros”, tendo também analisado o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o sector da habitação.

Por outro lado, Bruxelas avisa ainda sobre a sobrevalorização média do mercado da habitação em Portugal em 2022, onde os preços subiram 24% acima do que seria normal.

“Na última década, em Portugal, estes preços duplicaram em termos nominais, tendo nos últimos três anos, 2020 a 2022, registado um aumento de 34%”, refere a Comissão Europeia no relatório.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.