[weglot_switcher]

Bruxelas diz que proposta de pescas do Reino Unido é “inaceitável”

“Foi feito progresso. A maioria das questões está preliminarmente fechada ou está perto de ser acordada. No entanto, as diferenças na pesca continuam a ser difíceis de transpor”, avançou um diplomata à Reuters.
  • União Europeia
22 Dezembro 2020, 18h32

O negociador da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, disse esta terça-feira aos 27 enviados nacionais a Bruxelas que o sector das pescas continua a ser o principal obstáculo nas negociações com o Reino Unido sobre um acordo comercial pós-saída da EU.

A notícia está a ser avançada pela agência Reuters, que cita uma fonte diplomática europeia com conhecimento sobre as conversações entre Londres e Bruxelas. Michel Barnier terá dito aos Estados-membros que a mais recente proposta de divisão de pescas em 2021 é “totalmente inaceitável”.

A mesma agência escreve ainda que a União Europeia está pronta para continuar as negociações com o Reino Unido até o final do ano, com base na informação transmitida por outros dois diplomatas familiarizados com o trabalho que decorre para se chegar a um acordo.

“Foi feito progresso. A maioria das questões está preliminarmente fechada ou está perto de ser acordada. No entanto, as diferenças na pesca continuam a ser difíceis de transpor. Infelizmente, a UE ainda não se está a mexer o suficiente para fechar um acordo sobre a pesca”, disse.

Ontem, o governo britânico descartou a hipótese de extensão do prazo para chegar a um acordo comercial pós-Brexit por causa destes impasses, depois de a líder do SNP (Scottish National Party), Nicola Sturgeon, e o mayor de Londres, Sadiq Khan, terem dito que pretendiam que o Reino Unido seguisse as regras comerciais da UE mesmo depois de 31 de dezembro de 2020 para que houvesse mais tempo para se definir um acordo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.