[weglot_switcher]

Bruxelas quer infraestruturas de transportes mais modernas

Comissão Europeia promove uma nova forma de financiar projetos de infraestruturas de transportes no continente, que pressupõe a apresentação de propostas e mil milhões de euros de subvenções.
8 Fevereiro 2017, 15h29

Esta quarta-feira, a Comissão Europeia (CE) apresentou um novo convite à apresentação de propostas para combinar o Mecanismo Interligar a Europa com outras fontes de financiamento, cujo principal objectivo é promover o investimento para modernizar as infraestruturas de transportes sustentáveis.

“A mobilidade do futuro deve ser verde, conectada e competitiva, exigindo novas formas de financiamento”, afirmou o vice-presidente da Comissão para a União da Energia. De acordo com Maroš Šefčovič, este convite constitui “um passo importante” no trabalho de aplicação da Estratégia Europeia de Mobilidade Hipocarbónica para a Europa.

A iniciativa vai procurar combinar mil milhões de euros de subvenções com o financiamento proveniente de instituições financeiras públicas, do setor privado ou do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos.

Além disso, prevê-se a criação de mais postos de trabalho, efeito que é enfatizado por Jyrki Katainen, vice-presidente da Comissão responsável pelo Emprego. “Apraz-me sobremaneira verificar que, com a iniciativa de hoje, o FEIE irá complementar o Mecanismo Interligar a Europa de forma a apoiar o investimento e o emprego necessários para criar redes de transportes inteligentes e sustentáveis”, realçou.

Pela primeira vez, exige-se a combinação das subvenções com o financiamento do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, do Banco Europeu de Investimento, dos bancos de fomento nacionais ou dos investidores do setor privado, refere a CE em comunicado.

“Para beneficiar do apoio do Mecanismo Interligar a Europa, os candidatos serão convidados a demonstrar a disponibilidade financeira dos projetos para obterem financiamento complementar de instituições financeiras públicas ou privadas”, explicam.

Os projetos selecionados devem contribuir para transportes sem descontinuidades, inteligentes e sustentáveis no âmbito da Rede Transeuropeia de Transportes, sendo que as iniciativas que promovam a digitalização dos transportes serão beneficiadas.

O convite terá dois prazos para a apresentação de propostas, o primeiro a 14 de julho e o segundo a 30 de novembro. Mais tarde, procede-se a um concurso no qual será concedido o apoio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.