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BTL celebra 30 anos com edição marcada pela Inovação e Tecnologias de Informação

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorrerá entre os próximos dias 28 de fevereiro a 4 de março, na FIL, em Lisboa. Nesta 30ª edição, vão estar mais de 1300 empresas e entidades, envolvendo 1550 profissionais estrangeiros.
20 Fevereiro 2018, 15h34

A Bolsa de Turismo de Lisboa, iniciativa promovida pela Fundação AIP, reconhecida como a maior feira de turismo em Portugal, prepara-se para celebrar 30 anos de existência numa edição que pode bater recordes de participantes e visitantes, e com um programa marcadamente virado à inovação.

Este ano, Marrocos tem honras de país convidado, assim como a Região Centro de Portugal e o município de Pampilhosa da Serra. Cada um destes convidados especiais preparou um programa reforçado de promoção, trazendo ao evento surpresas e novidades, a fim de atrair atenções e conquistar preferências.

A traduzir a aposta em Inovação e Tecnologia de Informação, explica Fátima Vila Maior, diretora de feiras da FIL, está o espaço BTL Labs, uma das grandes novidades desta edição, que é dedicado à divulgação de empresas que atuam no setor da Inovação e das Tecnologias de Informação. Realçando a importância que tem vindo a assumir, particularmente nos últimos anos, a criação e desenvolvimento de plataformas, produtos e serviços tecnológicos na dinâmica do Turismo, a responsável sublinha ainda que este será o espaço das startups, tendo já 20 empresas inscritas na área BTL Startups; mas também será das empresas tecnológicas, que estarão reunidas na BTL Tech, onde vão expor as suas soluções para o setor do turismo; e a completar estas áreas, a BTL Talks, que se pretende afirmar como um espaço de debate e troca de ideias, apontando tendências e caminhos para o futuro do setor.

Tendo em conta o cariz potenciador de networking desta feira, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, presente na apresentação deste evento, não deixou de sublinhar que a evolução do próprio certame espelha a evolução do setor, inclusive no que diz respeito a bons resultados. ” A BTL reflete a excelente fase que o turismo está a viver em Portugal, num resultado que a todos os players e a todos os portugueses pertence”. Recordando os mais recentes números do INE que apontam para resultados recorde neste setor, entre eles o ultrapassar dos 20 milhões de hóspedes em 2017, a secretária de Estado reforço que o grande desafio que se coloca agora ao setor é o de continuar a crescer, “e fazê-lo de forma sustentada e com inovação”.

Tendo em conta que a BTL também se traduz num ponto de encontro de players internacionais, comAngola, Bulgária, Namíbia, Rússia e Uruguai a estrear-se no certame este ano, Ana Mendes Godinho deu ainda nota de que a promoção e acção “aguerrida” de conquista dos mercados emergentes (Brasil, EUA e China) está em curso e que começa a dar “claros resultados, nomeadamente, com o registo, em 2017, de um crescimento de 40% do mercado chinês, enquanto mercado emissor para o turismo português”. Neste contexto, este ano, o espaço Hosted Buyers espera 400 participantes, oriundos de 39 mercados distintos.

Em consonância com esta visão do Governo, Fátima Vila Maior explica ao Jornal Económico, que os referidos mercados emergentes não faltarão a esta feira, com o Brasil, EUA e o Canadá a ter um envolvimento especial. Através da parceria com a ACISO – Associação Empresarial de Ourém- Fátima, também os destinos asiáticos como a China e  Coreia do Sul, com orte contributo para o turismo religioso no nosso país, estarão envolvidos na feira deste ano.

Como não poderia deixar de ser uma dos pontos altos desta feira é a partilha das experiências gastronómicas portuguesas. Para além do já habitual espaço de tasquinhas, também estarão instalados cinco restaurantes. E neste contexto, estará também em destaque a Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo – “Taste Portugal”, uma iniciativa da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que fez coincidir com a feira a entrega de vários prémios ligados à gastronomia, à qualidade e à promoção do que de melhor a restauração portuguesa tem.

 

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