“Empurradores”: é esta a nova profissão de alguns madrilenos. No metro da capital espanhola pode-se agora encontrar pessoas que estão encarregues de arranjar lugar para todos os passageiros nas carruagens e ajudam no fecho das portas.
Depois da linha 8 ter fechado em janeiro deste ano, milhares de passageiros foram forçados a utilizar a linha 4 como alternativa. Foi então preciso encontrar medidas que ajudem na segurança das pessoas que usam o metropolitano. Segundo o jornal El Mundo, a cada minuto – durante a hora de ponta – entram mais de 100 passageiros no metro.
Para evitar problemas o metro decidiu seguir as tendências da China e do Japão, onde contratam pessoas – “empurradores” – para garantir a segurança dos passageiros, mas, com uma diferença: os empurradores do Japão dão verdadeiros empurrões às pessoas, o que é impensável acontecer em Madrid.
“Distribuam-se ao longo da plataforma para facilitar a entrada de passageiros no metro” é a nova palavra de ordem nas manhãs no metro.
No entanto, os funcionários evitam referir-se a “empurradores” mas sim a “pessoal de reforço que está encarregue de fazer com que o serviço seja mais flexível e que permita que haja mais metros a circular nas linhas”.
Já em 2007, o mesmo aconteceu. A linha 6 sofreu várias avarias e por isso, o metro contratou estes “empurradores” para ajudar no melhor funcionamento do metropolitano.
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