[weglot_switcher]

Câmara de Comércio lança três missões empresariais sobre o Atlântico

A CCIP está a preparar duas missões empresariais, nos próximos meses, ao Canadá e ao México. Antes, já na próxima segunda-feira, chega a Portugal uma missão empresarial brasileira.
2 Setembro 2019, 07h55

A CCIP – Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa está a apostar nas relações empresariais com empreendedores do outro lado do Atlântico.

Esta entidade está a organizar uma missão empresarial portuguesa ao México, de 13 a 18 de outubro próximo.

“A missão empresarial ao México, de 13 a 18 de outubro, é multissetorial, mas garante uma abordagem individual, com uma agenda personalizada para cada empresa, com o tipo de contactos pretendido”, revela um comunicado da CCIP.

O México é, neste momento, a 15ª maior economia mundial, e o país mais populoso de língua espanhola, sendo que 79% dos seus 128 milhões de habitantes vivem em áreas urbanas.

Na atualidade, Portugal e o México têm em vigor 12 acordos de livre comércio que cobrem uma totalidade de 46 países.

Mais de 800 empresas portugueses exportam para o México, que é o 24º maior cliente de Portugal, com o valor das exportações a atingir, no ano passado, 284 milhões de euros.

Nos últimos seis anos, a CCIP realizou sete missões empresariais ao México.

“Nas missões ao México anteriores, a CCIP levou consigo empresas do setor das máquinas e equipamentos, alimentar, vinhos e azeites, tecnologias de informação e comunicação, abrasivos, moldes, consultoria informática, mármores, cerâmica, entre outros”, revela um comunicado da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

A CCIP está também a preparar uma missão empresarial ao Canadá, prevista para o período entre 28 de outubro e 1 de novembro.

Também neste caso, a CCIP diz que se trata de uma missão empresarial “multissetorial, mas [que] garante uma abordagem individual com uma agenda personalizada para cada empresa, de acordo com o tipo de contactos pretendido”.

“O Canadá é um dos países mais desenvolvidos do mundo, com uma economia sólida, estável, competitiva e aberta ao exterior, e com um elevado nível de vida”, destaca um comunicado da CCIP.

Como sublinha esse documento, o Canadá “integra o G8 (grupo restrito que reúne dos oito países mais industrializados e desenvolvidos do mundo) e posiciona-se em lugares de destaque nos diversos ‘rankings+ mundiais”.

De acordo com CCIP, neste momento, “nas exportações portuguesas para o Canadá por grupos de produtos, em 2017, os produtos alimentares ocuparam a primeira posição, seguindo-se as matérias têxteis, os químicos, as máquinas e aparelhos, e o calçado”,

Antes destas duas missões ao exterior, virá a Portugal uma missão empresarial brasileira, na próxima segunda-feira, dia 2 de setembro, com empresários brasileiros de 16 setores de actividade que se pretendem reunir com congéneres nacionais.

“Esta recepção tem como objetivos dar a conhecer a economia portuguesa, impulsionar parcerias entre os  empresários de ambos os países através de reuniões B2B [‘business to business’] e dar a conhecer alguns aspectos mais práticos sobre o investimento em Portugal”, adianta um comunicado da CCIP.

Os setores de atividade das empresas brasileiras desta missão passam pela educação empresarial, recursos humanos, fábrica de embalagens plásticas, varejo (retalho) e moda feminina, fundição, fábrica de brinquedos, finanças e investimentos, refrigeração, fundição, agronegócios, contabilidade, eventos, equipamentos de mergulho e náutica, contabilidade e perfuração e poços artesianos, entre outros.

“Durante a estadia desta comitiva em Portugal, a MBM Business School, em parceria com a Universidade Católica de Lisboa, vai organizar um seminário de dois dias de imersão e ‘networking’, com dupla certificação sob o tema ‘Alta Liderança na Economia Global'”, acrescenta o referido comunicado da CCIP.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.