Campus de Fiães: Famalicão vai ter o primeiro hotel de assistência médica do país

O novo equipamento, que começará a ser construído em 2020 num investimento global de três milhões de euros feito pelos famalicenses Susana Dias e Tiago Lima, insere-se no Roteiro pela Inovação de Vila Nova de Famalicão.

O Campus de Fiães Assisted Living Hotel é um empreendimento hoteleiro inovador que vai nascer na freguesia de Gondifelos adicionando ao conforto do alojamento a vertente assistencial especializada em áreas como a enfermagem, fisioterapia, psicologia, entre outras especialidades médicas.

O novo equipamento, que começará a ser construído em 2020 num investimento global de três milhões de euros feito pelos famalicenses Susana Dias e Tiago Lima, insere-se no Roteiro pela Inovação de Vila Nova de Famalicão (um programa da autarquia local), estará equipado com restaurante, bar, piscina, ginásio, espaços de apoio clínico (gabinetes médicos, enfermagem, fisioterapia, psicologia entre outras especialidades médicas), uma unidade de internamento destinada a estadias temporárias centradas em programas intensivos de avaliação e reabilitação, possibilitando também o descanso do cuidador.

Para além do edifício principal, com cerca de 2000 m2, o empreendimento terá dez casas modulares autónomas, implementadas numa zona verde (circundante ao edifício principal) totalmente equipadas e integradas no conceito sustentável desenvolvido pela arquitetura e engenharias.

Sobre estas casas, os promotores esclarecem que, os residentes que recusam o conceito de lar de idosos, poderão usufruir os seus dias de forma autónoma e independente. “Podem contar sempre com o apoio do nosso pessoal especializado: médico, enfermagem 24 horas por dia. Idosos que recusam a institucionalização nas tradicionais respostas sociais, mas claramente necessitam de um apoio de retaguarda para alcançarem um envelhecimento mais ativo e saudável”, detalham.

“A ideia é contrariar o conceito típico dos lares onde os residentes ficam privados de vida social e de privacidade. O hotel Campus de Fiães tem como missão dar resposta às diferentes necessidades da criança, jovem, idoso, grupos vulneráveis e comunidade em geral, procurando o seu bem-estar físico, psíquico e social”, reforçam.

Na apresentação deste projeto, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, não deixou de sublinhar que se trata de “uma mais-valia para o concelho, porque tem uma dimensão pioneira, sendo o primeiro projeto do género em Portugal, o que nos dá, só por si, notoriedade, mas também por ser implementado numa zona rural do concelho, com um enquadramento e um conjunto de outros atributos que em muito o valorizam.

Recomendadas

Black Friday faz volume de pagamentos com Ifthenpay aumentar 18% em novembro

A Ifthenpay, empresa portuguesa especializada e líder de mercado em pagamentos digitais para empresas, anunciou que registou um crescimento de mais 18% ao longo do mês de novembro na movimentação financeira através dos seus pagamentos digitais (+95,5 milhões de euros), e por comparação com período homólogo do ano anterior.

BPI distribui presentes de Natal a crianças no país

A edição de 2022 deverá mobilizar milhares de pessoas – entre trabalhadores sociais, voluntários, colaboradores e clientes do banco – para realizar os desejos de crianças apoiadas por instituições sociais que lutam contra a pobreza infantil em todo o país.

Exigir participação de mulheres em conferências é o novo grito pela igualdade

O BNP Paribas Portugal assumiu o compromisso de garantir 40% de mulheres no Comité Executivo do Banco e no G100 até 2025 e de não participar em conferências em cujos painéis não estejam mulheres. Acordo com movimento francês Jamais Sans Elles foi oficializado no dia 10 de novembro.
Comentários