[weglot_switcher]

Canadianos avaliam venda da mina de Neves-Corvo (com áudio)

A Somincor, uma das maiores exportadoras nacionais, pode vir a ter um novo dono. Mina alentejana está avaliada em mil milhões de euros.
16 Agosto 2022, 08h00

Os donos da mina de Neves-Corvo estão a avaliar a venda da mina portuguesa de cobre e zinco, revela a “Bloomberg”. Localizada em Santa Bárbara dos Padrões, no concelho de Castro Verde, distrito de Beja, está avaliada em mil milhões de euros.

A sociedade portuguesa da mina – a Somincor – é uma das 10 maiores exportadoras nacionais e emprega mais de 600 trabalhadores.

A Lundin Mining está a falar com potenciais interessados, segundo a agência noticiosa, que destaca que a companhia sediada em Toronto, Canadá, pode acabar por optar por manter o ativo.

A transição energética está a criar uma grande procura por várias matérias-primas, incluindo cobre. A maior empresa mineira do mundo, a australiana BHP Group é uma das companhias que tem estado a procurar por novos ativos produtores de cobre ou níquel.

O valor das ações da Lundin em Toronto caíram um terço nos últimos 12 meses, valendo agora 4,5 mil milhões de dólares. Em julho, a companhia anunciou o aumento do seu investimento.

Apesar da valorização das matérias-primas, as margens das mineiras têm estado a ser esmagadas devido à inflação e aos desafios operacionais do sector.

A Lundin foi fundada pelo empresário sueco-canadiano Lukas Hendrik Lundin que morreu em julho.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.