[weglot_switcher]

CAP afasta cenário de crise no preço do arroz em Portugal

Segundo o dirigente da Confederação dos Agricultores de Portugal, a crise deve-se ao bloqueio da exportação de arroz agulha da Índia, mas não há motivo para preocupação dado que “importamos muito pouco” do mercado indiano.
14 Agosto 2023, 10h05

Depois de ter sido noticiado que o arroz dispara para máximos da crise alimentar de 2008, o presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luís Mira, veio afastar o cenário de crise no preço do arroz em Portugal, em entrevista à “Rádio Renascença”.

Segundo o dirigente da CAP, a crise deve-se ao bloqueio da exportação de arroz agulha da Índia. No final de julho a Índia proibiu a exportação de arroz. Na altura, o governo indiano disse que a nova proibição “garantiria a disponibilidade adequada de arroz branco não-basmati no mercado indiano” e “levaria à redução dos preços para os consumidores do país”.

No entanto, não é esperado que esta decisão afete os portugueses. “Relativamente a esse mercado da Índia, importamos muito pouco. Portanto, não vamos ser afetados relativamente a essa situação. Nós importamos basmati de outros pontos do mundo, e também arroz agulha, e não temos esse problema”, assegurou.

O responsável pela CAP acrescentou ainda que “relativamente à falta de arroz nós não corremos esse problema”. “Portugal não tem essa questão. Relativamente ao aumento dos preços, depende como é que os mercados reagem. Os mercados são muito, diria, nervosos e são muito sensíveis a todas estas situações”, sublinhou.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.