[weglot_switcher]

Cápsula do tempo: O dia em que a Bolsa portuguesa se juntou aos maiores índices mundiais

A negociação de títulos em Portugal remonta ao século XVIII. E três séculos mais tarde entrou no maior grupo mundial de mercado de capitais.
30 Janeiro 2017, 07h25

A integração da Bolsa de Valores de Lisboa e Porto na Euronext Lisboa, que pertence ao grupo Euronext, veio permitir que o mercado de capitais português acompanhasse o desenvolvimento das bolsas internacionais, e permitisse às empresas cotadas uma exposição além fronteiras.

Este é o maior grupo de mercados bolsistas (fusão das bolsas de Paris, Bruxelas, Amesterdão, Londres e Lisboa) e o mais  líquido a nível mundial. Tanto na Europa como nos Estados Unidos – em 2006, a NYSE juntou-se à Euronext -, transacionam ações, obrigações e outros produtos como  futuros ou warrants.

Integrada desde 30 de janeiro de 2002 na Euronext, a Bolsa portuguesa nasceu em 1769. Os homens de negócio e as empresas mais importantes estavam localizadas na Praça do Comércio e atraiam bastantes investidores estrangeiros. Até 1996, a negociação fez-se de  viva voz no ‘trading floor’.

Nos últimos anos, a Bolsa tem sofrido importantes alterações que vão desde o enquadramento legal aos sistemas de negociação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.