[weglot_switcher]

Casa Branca sugere estímulo económico de 1,3 biliões de dólares. Democratas rejeitam proposta

Presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, considera que a verba em causa deverá ascender os 2,2 biliões de dólares para responder às necessidades económico-sociais motivadas pela pandemia. Os EUA registam atualmente 58,4 milhões de pedidos de subsídio de desemprego.
  • Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi
29 Agosto 2020, 12h23

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está disposto a assinar um projeto de lei para um pacote de estímulo económico para o combate à pandemia da Covid-19 de 1,3 biliões de dólares (cerca de 1,9 biliões de euros), avança a “Reuters”, este sábado.

Apesar deste passo do plano de recuperação económica dos EUA, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, que é do Partido Democrata, considera que o montante não é suficiente para responder às necessidades dos norte-americanos. Nos EUA há já, pelo menos, 58,4 milhões de pedidos de subsídio de desemprego desde 21 de março, quando a pandemia atingiu aquele país e mandou para o desemprego milhões de trabalhadores.

Contudo, o inquilino da Casa Branca descartou a consideração de Pelosi, argumentando que a líder democrata está apenas interessada em ajudar os estados governados por democratas. A representante nega tais acusações e salienta que o montante em causa deverá ascender os 2,2 biliões de dólares para responder às necessidades económico-sociais motivadas pela pandemia.

Para Pelosi, os republicanos “estão a rejeitar o financiamento necessário para a realização de testes e rastreamento para combater o vírus e reabrir escolas e a economia com segurança”. Aos jornalistas, a líder da Câmara baixa disse esperar que os republicanos aceitassem a oferta democrata e retomassem as negociações.

O novo número foi apresentado pelo chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, marcando um aumento de 300 mil milhões de dólares ( cerca de 251,96 mil milhões de euros) em relação a uma oferta inicial de um bilião de dólares da Casa Branca e dos republicanos do Senado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.