[weglot_switcher]

Catarina Martins: “O Bloco manifesta disponibilidade” para negociar com o Governo

A coordenadora do Bloco de Esquerda afirmou disponibilidade para apoiar o governo: “O PS tem todas as condições para formar governo e se não tiver maioria absoluta e precisar de apoio parlamentar tem duas opções: procura uma solução de estabilidade” ou “realizar negociações ano a ano para cada orçamento”.
  • catarina_martins_bloco_esquerda_legislativas
    Manuel de Almeida/Lusa
6 Outubro 2019, 22h43

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, manifestou a disponibilidade do partido para apoiar o governo, salientando que poderá negociar com o PS uma solução global ou negociar caso a caso.

“O PS tem todas as condições para formar governo e se não tiver maioria absoluta e precisar de apoio parlamentar tem duas opções: procura uma solução de estabilidade, que assume a continuidade de solução de direitos e rendimentos ao longo da legisltura. E isso deve estar refletido no programa de governo que será apresentado. Ou realizar negociações ano a ano para cada orçamento”, disse Catarina Martins, no Teatro Thalia, em Lisboa, onde o Bloco de Esquerda reuniu para acompanhar a noite eleitoral.

“O BE manifesta a sua disponibilidade e se a primeira não se realizar, estaremos também disponíveis para a negociação caso a caso, mantendo o compromisso que sempre afirmámos”, acrescentou.

A coordenadora bloquista fez a primeira intervenção quando estão apurados 97,77% dos resultados, salientando que “o PS venceu as eleições com larga maioria e já felicitei António Costa pela sua vitória e tem todas as condições para formar governo”.

“A direita sofreu uma derrota histórica e estes quatro anos em que foi derrotado o programa da direita”, disse, realçando ainda que “o BE consolida-se como a terceira força política do país”.

O Bloco de Esquerda tinha eleito 19 deputados, nas eleições legislativas de 2015, com 10,19%. Até ao momento, com 3.023 freguesias apuradas em Portugal Continental e Regiões Autónomas, mas ainda com 55 por apurar, os bloquistas conseguiram eleger dez deputados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.