[weglot_switcher]

Celebrações 10 de junho. Marcelo: “Foi o povo português que ajudou a criar o Brasil e a restaurar Timor-Leste”

Durante discurso em Braga, o Presidente da República falou também no povo “com armas que faz e quer fazer a paz , em Moçambique, na República Centro africana, no Mali, no Golfo da Guiné no Mediterrâneo, na Lituânia, na Roménia”.
10 Junho 2022, 11h08

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou o papel que Portugal teve na construção do Brasil e em restaurar Timor Leste no seu discurso nas celebrações do 10 de junho em Braga.

“Foi o povo português que cruzou oceanos e fez dos oceanos a nossa terra do futuro, foi o povo português que viu começar a ser reconhecido há 200 anos em 1822 um novo papel na vida nacional. Foi o povo português que ajudou a criar o Brasil e a restaurar Timor-Leste, é o povo português que aprende e reaprende a receber irmãos vindos das africas, das américas, das ásias, do pacífico”, sublinhou Marcelo.

“É o povo com armas que faz e quer fazer a paz , em Moçambique, na República centro africana, no Mali, no Golfo da Guiné no mediterrâneo, na Lituânia, na Roménia. É o povo português que tudo isso faz resistindo a pandemias globais a crises mundiais e nacionais construindo impérios com menos de um milhão de pessoas”, destacou o Chefe de Estado.

O Presidente da República falou também no povo “com armas que faz e quer fazer a paz, em Moçambique, na República Centro africana, no Mali, no Golfo da Guiné no Mediterrâneo, na Lituânia, na Roménia”. “É o povo português que tudo isso faz resistindo a pandemias globais a crises mundiais e nacionais contruindo impérios com menos de um milhão de pessoas

Para Marcelo a “nossa pátria é historia, é memoria, é língua é alma, é sucesso e fracasso”. “Heróis, lideres em monarquia como em república, mas é muito mais do que isso. É povo com séculos de raízes, mais povo que se juntou a nós anteontem, ontem ou hoje”.

“É o povo e é a ele que devemos tanto, mas tanto neste ano em que somos centro do mundo dentro de 15 dias na cimeira dos Oceanos que só é possível em Portugal porque o mesmo povo português escolheu o Oceano como seu destino”, recordou ainda o Presidente da República.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.