[weglot_switcher]

Centeno antecipa “manutenção do crescimento” da atividade económica acima do valor de 2019 na quarta semana de junho

Mário Centeno diz que dados revelam “uma recuperação muito significativa” da economia portuguesa a partir da segunda quinzena de março, quando começou o processo de desconfinamento. Indicador diário de atividade económica, que será divulgado amanhã, mostra “uma manutenção do crescimento acima do valor de 2019”.
  • Mário Cruz/Lusa
30 Junho 2021, 18h30

A quarta semana de junho foi de “manutenção do crescimento” da atividade económica em Portugal, continuando acima do período homólogo de 2019. A tendência foi antecipada pelo governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, esta quarta-feira, relativamente ao indicador diário de atividade económica (DEI) que será divulgado pelo regulador amanhã.

“Durante os meses de abril, maio e junho a economia portuguesa está a crescer, segundo esse indicador [DEI], acima de 2019. Este comportamento tem mostrado bastante resiliência, semana após semana”, disse Mário Centeno, durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), explicando que os dados que vão ser publicado esta quinta-feira pelo BdP “mostram, para a última semana disponível, de junho, uma manutenção do crescimento acima do valor de 2019”.

O governador do BdP assinalou que o DEI é acompanhado pelos indicadores de confiança, “que bateram todas as nossas expectativas” e revelam “uma recuperação em maio e confirmada em junho”.

“Os níveis de confiança quer dos consumidores, quer de qualquer nível de atividade, estão acima de qualquer nível de confiança já registado, nalguns casos desde o ano 2000. Uma recuperação muito significativa”, afirmou, salientando “há uma recuperação muito significativa da economia portuguesa desde a segunda quinzena de março, quando foi determinado o processo de desconfinamento”.

Os dados publicados na semana passada revelaram que o DEI tinha estabilizado na semana terminada em 20 de junho, face à semana anterior.

O DEI foi lançado pelo BdP para acompanhar os desenvolvimentos económicos de muito curto prazo, sendo divulgado todas as quintas-feiras, baseando-se em informação como o tráfego rodoviário de veículos comerciais pesados nas autoestradas, consumo de eletricidade e de gás natural, carga e correio desembarcados nos aeroportos nacionais e compras efetuadas com cartões em Portugal por residentes e não residentes.

Dado que o indicador é calculado com base no período homólogo e que, há um ano atrás, o país se encontrava já condicionado pela pandemia, o banco central inclui na análise o ano de 2019, de forma a eliminar um efeito base nos dados referentes a 2021.

“Tem sido um instrumento valioso no acompanhamento da economia portuguesa”, afirmou Mário Centeno.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.