[weglot_switcher]

Com Centeno fora, corrida ao Eurogrupo arranca esta quinta-feira

Saída de Mário Centeno de titular das Finanças dita fim da presidência de Portugal no Eurogrupo, numa decisão que será formalizada na quinta-feira. “Irei informar os meus colegas do Eurogrupo da minha decisão de não almejar um segundo mandato, pois até 15 de junho irei deixar o cargo de ministro das Finanças de Portugal”, vincou.
  • Flickr/MATT WRITTLE
9 Junho 2020, 14h06

O Governo anunciou a saída de Mário Centeno como ministro das Finanças e na quinta-feira o presidente do Eurogrupo irá comunicar formalmente aos homólogos da zona euro de que, por consequência da decisão, não irá concorrer a um novo mandato. A corrida à presidência do grupo informal dos ministros das Finanças dos 19 da moeda única arranca formalmente.

“O meu mandato como presidente do Eurogrupo termina a 13 de julho de 2020. Na quinta-feira, irei informar os meus colegas do Eurogrupo da minha decisão de não almejar um segundo mandato, pois até 15 de junho irei deixar o cargo de ministro das Finanças de Portugal”, escreveu Mário Centeno, numa publicação no Twitter.

Na reunião desta quinta-feira, Mário Centeno irá “lançar a convocação de candidatos e descrever o processo para a eleição, prevista para 9 de julho”.

Mário Centeno foi eleito presidente do Eurogrupo a 4 de dezembro de 2017 e começou a exercer o seu mandato a 12 de Janeiro de 2018.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.