[weglot_switcher]

Cerca de 15 mil tratamentos para hepatite C autorizados

Dois anos após o acordo entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica Gilead, a Infarmed já autorizou aproximadamente 15 mil tratamentos para a doença, o que corresponde a mais dois mil do que estava estipulado.
9 Fevereiro 2017, 08h55

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) autorizou até ao momento cerca de 15 mil tratamentos para a Hepatite C, superando em dois mil o número acordado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica Gilead, há dois anos. No total, iniciaram-se quase dez mil tratamentos (9998), ficaram tratados 5099 doentes e 187 ainda não estão curados, de acordo com os dados a que o “Diário de Notícias” teve acesso.

A Infarmed explicou ao DN que, atualmente existem cerca de 200 novos pedidos de tratamento por mês, “volume esse que tem vindo a baixar na sequência do programa de tratamento para a hepatite C”, e que “para os novos casos estão a ser autorizados os tratamentos à medida que vão sendo solicitados pelos médicos”. Prestes a completar dois anos (no próximo dia 17), o acordo entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica Gilead está em fase de renegociação.

Armando Carvalho, membro do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, sublinhou que “Portugal tem um acesso a terapêutica sem paralelo na Europa, com o custo integralmente suportado pelo Estado”.

Em declarações no âmbito do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, no ano passado, o responsável explicou que, apesar de algum atraso que poderá ter ocorrido no tratamento de doentes, este terá estado relacionado com a impossibilidade de dar uma resposta a todos os doentes simultaneamente.

No início de janeiro, a Infarmed revelou que, em 2016, foi aprovado o maior número de medicamentos inovadores de sempre em Portugal. Durante o ano, a entidade aprovou o financiamento ou a comparticipação de 51 medicamentos, 35 dos quais de uso hospitalar, o que representa um acréscimo de 38% em relação a 2015.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.