[weglot_switcher]

Certif com 100 novos clientes e 44 % da atividade no exterior

O setor elétrico esteve particularmente ativo com a emissão de certificados destinados à exportação.
11 Agosto 2019, 12h52

A Certif, líder em Portugal na certificação de produtos, supera num primeiro semestre, o número de 100 novos clientes. O setor elétrico esteve particularmente ativo com a emissão de certificados CB destinados à exportação, tendo sido já excedido o número de certificados emitidos no ano anterior.

De salientar, igualmente, o esquema de certificação FER- Fim do Estatuto de Resíduo que permite a valorização dos resíduos e a sua transformação em matérias primas, abrindo, em alguns casos as portas à sua exportação.
De notar que existiam produtos certificados, ou com marcação CE, em 185 categorias diferentes, distribuídos por 48 esquemas de certificação.

A Certif, tem, no semestre, 44% da sua faturação no exterior, com uma grande parte da sua atividade afeta a processos de exportação, área que é considerada prioritária.

Certificação de Produtos
O setor mais relevante ao nível da certificação de produtos foi o elétrico, com a emissão de uma centena de certificados no âmbito do CB-Scheme, ultrapassando já as emissões de todo o ano anterior. Estes certificados são emitidos no âmbito dos acordos de reconhecimento internacionais e destinam-se exclusivamente à exportação. Embora não tendo existido certificação de novos tipos de produtos continuou a verificar-se a certificação de novas gamas de produtos para clientes atuais.

Certificação de Serviços
Foram emitidos cerca de cem novos certificados do serviço de empresas que trabalham com gases fluorados, estando em vigor cerca de 1.300 certificados. Ao nível da certificação de serviços importa realçar o esquema de certificação FER-Fim do Estatuto de Resíduo, com nove certificados já emitidos nas quatro categorias para que a CERTIF está acreditada:
sucata de ferro, aço e alumínio, sucata de cobre, plástico recuperado e borracha derivada de pneus usados. Foi, igualmente, emitido o primeiro certificado para o serviço de manutenção.

Marcação CE
O 1º semestre foi particularmente ativo no que se refere à Marcação CE no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção com 260 certificados emitidos, dos quais 25 relativos a novos produtos e os restantes para extensões de certificados já existentes, destinando-se muitos desses certificados a processos de exportação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.