[weglot_switcher]

CGD propõe distribuir dividendo adicional de 137 milhões de euros

O banco público explica que “dispõe de uma situação financeira robusta, pelo que a alteração do montante a entregar ao acionista não prejudica a sua capacidade de cumprir com os requisitos legais e regulamentares”.
27 Maio 2022, 20h29

A Caixa Geral de Depósitos propôs esta sexta-feira a distribuição de um dividendo adicional, dada a “situação financeira robusta” de que dispõe, numa ação que remunerará o Estado português na qualidade de acionista único do banco público.

“O Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos propôs ao Acionista a deliberação da distribuição adicional de dividendos no valor de 137.160.380 euros, a somar aos 241.070.965 euros anteriormente anunciados”, lê-se no comunicado do banco. “Nos termos desta proposta a Caixa Geral de Depósitos procederá à entrega ao Estado português, na qualidade de seu acionista único, de um valor total de 378.231.345 euros”, acrescenta a nota.

A Caixa explica que “dispõe de uma situação financeira robusta, pelo que a alteração do montante a entregar ao acionista não prejudica a sua capacidade de cumprir com os requisitos legais e regulamentares, designadamente, prudenciais, incluindo o MREL (Minimum Requirement for own funds and Eligible Liabilities)”.

“Após a concretização do pagamento destes dividendos, a CGD totaliza 961,8 milhões de euros devolvidos aos contribuintes”, acrescenta o comunicado desta sexta-feira. Recorde-se que a instituição liderada por Paulo Macedo apresentou um resultado líquido consolidado de 583.361.267 de euros no exercício de 2021

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.