[weglot_switcher]

Chega hoje e é mais segura: Conheça a nova nota de 50 euros

A nova nota pertence à segunda série de notas Euro a serem colocadas no mercado.
3 Abril 2017, 16h55

A nova nota de 50 euros entra hoje em circulação. “A introdução da nova nota vai tornar a nossa moeda ainda mais segura”, sustenta Yves Mersch, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE).

Com características avançadas de segurança, facilmente detetadas pelo consumidor, o objetivo é reforçar a segurança e evitar falsificações, uma vez que se trata da nota mais utilizada e falsificada, representando 45% da circulação.

Embora a cor alaranjada se mantenha, é possível verificar-se, através do método “tocar, observar e inclinar” pequenos detalhes como a janela transparente onde aparece um retrato da Europa (já utilizado na série de 20 euros) – quando observada a contraluz -, um personagem da mitologia grega (que surge em ambos dos lados da nota), a marca de água com retrato, o filete de segurança e o número esmeralda, que apresenta um efeito luminoso de movimento.

No âmbito desta nova série, as notas de 5 euros, 10 euros e 20 euros já estão em circulação. No entanto, está previsto colocar no mercado novas notas de 100 euros e de 200 euros, quando possível.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.