[weglot_switcher]

Chega quer criar comissão técnica independente para analisar fogos na Serra da Estrela (com áudio)

A comissão técnica proposta pelo Chega funcionaria junto da Assembleia da República.
19 Agosto 2022, 09h41

O Chega deu entrada de um projeto lei no sentido de criar uma comissão técnica independente para análise dos factos relativos ao incêndio no concelho da Covilhã.

“É seguro afirmar que o incêndio que deflagrou no concelho da Covilhã, e que se estendeu por vários concelhos da área do Parque Natural da Serra da Estrela, está na origem de uma das maiores catástrofes naturais que ocorreram nos últimos anos no nosso país, tendo até ao momento consumido mais de 16 mil hectares de paisagem protegida e classificada pela UNESCO”, sublinhou o Chega.

O partido liderado por André Ventura aponta que “tal como em 2017, após a tragédia provocada pelos incêndios de Pedrógão Grande e de Góis, que tiveram como consequência um enorme conjunto de vítimas mortais, também agora, perante aquele que já é considerado o “pior incêndio de sempre num parque natural português”, importa apurar causas, encontrar medidas preventivas e melhorar procedimentos operacionais para que situações idênticas não voltem a ocorrer”.

Como tal, o Chega defende que será uma mais valia a “criação de uma Comissão Técnica constituída por peritos independentes, a funcionar junto da Assembleia da República, capaz de responder, de forma imparcial e objetiva, a estas e a outras questões consideradas relevantes e de propor soluções que evitem futuras situações análogas”.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) o incêndio que lavrava na serra da Estrela há 11 dias foi dado como dominado pelas 21h30 de quarta-feira.

Além da comissão técnica que o Chega quer criar, o PAN deu entrada de um projeto de resolução onde recomenda a “urgente renaturalização da Serra da Estrela e interdição da caça nas zonas ardidas”

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.