[weglot_switcher]

China sem registo de novos casos locais pela primeira desde o início da crise

Foram apenas registados 34 novos casos de pessoas que regressaram de outros países. Governo de Xi Jinping admite que ao fim de 14 dias consecutivos sem novos casos locais diários será levantado o bloqueio em Wuhan.
19 Março 2020, 11h33

O governo chinês não registou nenhum casos de transmissão local do novo coronavírus. Invés disso, as autoridades chinesas comunicaram apenas 34 novos casos, porém todos de pessoas que haviam regressado ao país nos últimos dias, avança o “China Daily”, esta quinta-feira.

O anuncio foi visto como um marco importante no combate ao vírus do Covid-19, pode ser um passo para o levantamento do bloqueio na cidade de Wuhan, que registou os primeiros casos em todo o mundo há quase quatro meses.  De acordo com o jornal “China Daily”, o governo chinês admite levantar o bloqueio a Wuhan ao fim de 14 dias consecutivos sem nenhum novo caso de transmissão local.

As boas notícias da China chegam numa altura em que a Austrália e a Nova Zelândia anunciaram que iriam encerrar as suas fronteiras a todos os não residentes e não cidadãos. O primeiro-ministro Scott Morrison disse que as fronteiras da Austrália estariam encerradas a partir das 21h na sexta-feira, enquanto a sua colega da Nova Zelândia Jacinda Ardern disse que a mudança aconteceria na noite de quinta-feira.

De modo geral, o número de casos confirmados no país sobe para 80,928, sendo que existem apenas 7,263 casos ativos e 2,274 encontram-se em estado crítico. Os 34 casos registados nas últimas horas elevaram para 189 o número de pessoas diagnosticadas com covid-19 após terem regressado ao país. Já o número de mortes subiu mais oito, situando-se agora nos 3,245.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.