[weglot_switcher]

Chuva pode regressar ainda hoje, mas calor continua

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, há nove concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio.
14 Junho 2017, 11h49

A nebulosidade vai aumentar nas regiões do interior Norte e Centro de Portugal e há a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Agência Lusa. Prevê-se no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral até ao fim da manhã.

A nebulosidade poderá persistir ao longo do dia na faixa costeira da região Centro, refere o instituto. Durante a tarde, a previsão é de um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O IPMA destaca ainda o vento em geral fraco, predominando do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde. Prevê-se também neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima, em especial no litoral oeste.

Sobre as temperaturas, o IPMA estima que vão variar em Lisboa entre 18 e 29 graus Celsius, no Porto entre 15 e 22, em Vila Real entre 19 e 33, em Viseu entre 16 e 30, em Bragança entre 18 e 34, na Guarda entre 18 e 30, em Coimbra entre 15 e 28, em Castelo Branco entre 20 e 34, em Portalegre entre 19 e 32, em Santarém entre 17 e 32, em Évora entre 17 e 34, em Beja entre 17 e 34 e em Faro entre 18 e 25.

Segundo o instituto, há nove concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio. São eles os concelhos de Alcoutim (Faro), Pampilhosa da Serra e Tábua (Coimbra), Vila Nova de Paiva (Viseu), Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Alfândega de Fé (Bragança).

Em risco muito elevado de incêndio estão os concelhos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Portalegre, Coimbra, Leiria, Lisboa, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança, Aveiro e Vila Real. Os restantes distritos do país apresentam risco ‘elevado’, ‘moderado’ e ‘reduzido’ de incêndio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.