[weglot_switcher]

Livre circulação de cidadãos europeus (para viver e trabalhar no Reino Unido) pode terminar em 2019

O Governo britânico encomendou ao Comité de Aconselhamento das Migrações um estudo sobre a migração europeia no país, para que um novo sistema de imigração seja implementado depois da saída do Reino Unido da União Europeia.
  • Andrew Boyers / Reuters
27 Julho 2017, 13h54

A livre circulação de cidadãos europeus para viver e trabalhar no Reino Unido vai terminar em março de 2019. Como tal, o Governo britânico encomendou ao Comité de Aconselhamento das Migrações um estudo sobre a migração europeia no país, para que um novo sistema de imigração seja implementado depois da saída do Reino Unido da União Europeia.

A ministra britânica do Interior, Amber Rudd, explica que se trata de um estudo para perceber como é que as migrações afetam o mercado de trabalho e a economia britânica, cujo desempenho económico tem vindo a abrandar nos últimos trimestres depois de ter registado uma forte pujança depois do referendo de 23 de junho do ano passado ter dado vitória do Brexit.

O Governo quer ainda estudar a possibilidade de o novo sistema de imigração vir a integrar medidas para suportar a revitalização da indústria, focando a imigração nos empregos especializados. O objetivo é cortar a taxa de migração (diferença entre os cidadãos que entram e os que saem) dos 248 mil registados o ano passado para os 100 mil.

“A população deve ter confiança na nossa habilidade para controlar a imigração”, afirmou Amber Rudd.

A avaliação deverá estar concluída em setembro, de 2018, seis meses antes da conclusão das negociações do processo de saída do Reino Unido do bloco europeu, mas de acordo com os críticos deveria ter sido encomendada há mais tempo para salvaguardar que estaria pronta mais rapidamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.