[weglot_switcher]

Cinco bancos angolanos concentram 95,08% do crédito vencido no país

Relatório de Estabilidade Financeira relativo a 2017, publicado pelo Banco Nacional angolano (BNA), não nomeia os bancos, mas indica que será um banco público e quatro privados.
7 Setembro 2018, 16h48

Os bancos públicos angolanos concentram o maior nível de incumprimento de crédito do sistema financeiro do país, segundo o Relatório de Estabilidade Financeira relativo a 2017, publicado pelo Banco Nacional angolano (BNA).

“Os bancos públicos registaram o maior nível de incumprimento, representando 81,49% do total de crédito vencido do sistema, seguido dos bancos privados nacionais com 17,28% e dos bancos privados estrangeiros com 1,23%”, identifica o supervisor.

Segundo os dados relativos a dezembro de 2017, as imparidades acumuladas para o crédito e garantias prestadas aumentaram 8,82% e a representatividade do crédito vencido não provisionado sobre a carteira de crédito aumentou de 22,95% para 33,21% face ao período homólogo.

Os cinco bancos em Angola com níveis de incumprimento mais elevados detinham 95,08% do crédito total vencido em Dezembro de 2017. Embora o BNA não especifique os bancos em questão, identifica como sendo um banco público e quatro bancos privados nacionais.

Entre os dados analisados sobre o setor institucional, os analistas concluem que as empresas privadas detêm maior nível de incumprimento com 87,85%, enquanto os particulares representavam 9,77%. Entre os sectores de actividade económica com maior nível de incumprimento estão o comércio por grosso e a retalho, a reparação de veículos automóveis, a indústria transformadora, a agricultura, produção animal, caça e sivicultura e actividades imobiliárias, alugueres e serviços prestados às empresas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.