[weglot_switcher]

Cinco das maiores companhias aéreas passam a oferecer passes de saúde digitais para contornar a Covid-19

Com o setor da aviação ainda fortemente condicionado pelas restrições que trouxe a pandemia e pela desconfiança dos passageiros, várias linhas aéreas juntaram-se à maior rede internacional de aeroportos para implementar um sistema de saúde digital que permita a validação dos testes relativos à Covid-19, uma medida vista como fundamental para recuperar o negócio.
  • Rafael Marchante/Reuters
24 Novembro 2020, 18h35

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) e cinco das principais linhas aéreas mundiais juntaram-se esta terça-feira ao CommonPass, uma rede que atribui a cada passageiro um passe relativo ao seu estado de saúde, nomeadamente da infeção por Covid-19, de forma a aumentar a segurança das viagens de avião.

A Lufthansa, Swiss International Airlines, United Airlines, JetBlue e Virgin Atlantic passam agora a fazer parte desta rede, contando a partir de dezembro com o passe em questão nalguns dos seus voos a partir de Nova Iorque, Boston, Londres e Hong Kong.

O passe em questão, parte da rede CommonTrust, permite aos passageiros aceder e demonstrar os seus dados de saúde individuais com a salvaguarda da sua privacidade. A CommonTrust conta já com parcerias com centenas de sistemas de saúde nos EUA, bem como um número crescente de laboratórios e provedores de cuidados de saúde em todo o mundo.

O CommonPass tem vindo a ser testado desde outubro em alguns voos da United Airlines e da Cathay Pacific Airways entre Nova Iorque, Singapura, Londres e Hong Kong, contando com a observação independente de agências governamentais norte-americanas e britânicas.

“Com o mundo a trabalhar para ultrapassar a pandemia, todos os países enfrentam desafios sobre como reabrir as suas fronteiras ao turismo e ao comércio ao mesmo tempo que protegem a saúde das suas populações”, realçou Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral da ACI.

“Chave nesta tentativa será uma abordagem harmonizada globalmente, suportada por uma cooperação e consistência entre todos os agentes na indústria da aviação”, completou.

Consórcios de aviação como a Star Alliance, da qual faz parte a TAP, da SkyTeam ou da oneworld haviam já pedido uma estratégia definida globalmente para a validação e autenticação dos testes Covid-19. O CommonPass conta ainda com o apoio do Fórum Económico Mundial, que sublinha o papel do instrumento na recuperação da confiança nas viagens internacionais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.