[weglot_switcher]

Coca-cola e Pepsi boicotadas na Índia

As duas maiores associações comerciais da Índia querem alertar para a sobrexploração dos recursos hídricos locais e pôr fim às “bebidas nocivas”, que “não são boas para a saúde devido ao seu elevado nível de açúcar e químicos”.
  • Maxim Shemetov/REUTERS
2 Março 2017, 14h10

Mais de um milhão de comerciantes indianos estão a boicotar as bebidas de marcas como a Coca-cola e Pepsi, para alertar para a exploração indevida dos recursos hídricos locais no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia. As duas maiores associações comerciais nacionais pedem o fim às “bebidas nocivas”, a favor do consumo de bebidas locais como a água de coco.

Segundo o jornal britânico ‘The Guardian’, o boicote entrou oficialmente em vigor esta quarta-feira e conta já com a adesão de cerca de 70% dos comerciantes do estado de Tamil Nadu. Os comerciantes argumentam que a sobrexploração da água dos rios locais está a ter sérias implicações na irrigação das plantações dos moradores.

“Estas empresas estrangeiras estão a gastar os escassos recursos hídricos do estado [de Tamil Nadu]”, afirma K. Mohan, secretário da Vanigar Sangam, uma das associações comerciais envolvidas no boicote, citado pelo jornal britânico.

“A Coca-Cola é a empresa número um na compra de cana-de-açúcar. A Pepsi é a número três. Se tivermos em conta a água usada na produção de cana-de-açúcar, então estamos a falar de 400 litros de água para fazer uma garrafa de Coca-Cola”, afirma Amit Srivastava, diretor do centro de pesquisas NGO India.

Em janeiro, o ministro-interino do estado de Tamil Nadu, Ottakarathevar Panneerselvam, declarou o estado “de seca” no sul do país e pediu ao governo central fundos para ajudar os agricultores.

Para pôr fim ao problema, as associações comerciais pedem aos consumidores que optem por comprar sumos naturais, tendo em conta que “bebidas como a Pepsi e a Coca-Cola não são boas para a saúde devido ao seu elevado nível de açúcar e químicos”. Além disso, os comerciantes realçam que com esta medida “ajudam o comércio local e os agricultores a prosperar”.

Em 2006, a Pepsi e a Coca-Cola sofreram um outro boicote no estado de Kerala, também no sul da Índia, que resultou na comprovação de que as bebidas eram seguras e não representavam riscos para a saúde dos consumidores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.