[weglot_switcher]

Colômbia: Santos doa verba do Nobel a famílias de vítimas do conflito com as FARC

Em causa estão mais de 800 mil euros que o presidente colombiano promete entregar.
10 Outubro 2016, 07h30

Mesmo que o povo não tenha dado o aval nas urnas em referendo ao processo de paz definido entre o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e as FARC, o líder colombiano anunciou que a verba inerente ao Nobel da Paz que lhe foi atribuído será para familiares de vítimas de um conflito que durou mais de 50 anos.

“Este grande prémio Nobel, por muitos considerados o mais importante do planeta, vem também com um prémio monetário de oito milhões de coroas suecas [acima de 800 mil euros]. Quero anunciar que me reuni com a família e tomámos a decisão de doar essa verba para que haja reparação em relação às vítimas”, afirmou Santos em Bojayá, localidade em que, no ano de 2002, um atentado da guerrilha causou 119 vítimas mortais.

 

“Este reconhecimento mundial é para todas as vítimas e para todos vós”, acrescentou, citado pela imprensa local. “É um mandato do mundo inteiro para que continuemos todos, não apenas o presidente da República, todos os colombianos à procura da consolidação da paz”, disse.

Há uma semana, 50,2% dos participantes no referendo discordaram do acordo estabelecido com as FARC, mas Juan Manuel Santos promete insistir. “Podem ter a certeza absoluta de que este barco será levado a bom porto. Não irei vacilar um só minuto, não me renderei nem por um segundo e vou continuar”, reforçou.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.