[weglot_switcher]

Combustíveis. Estado passa a arrecadar 11,5 milhões de euros por dia em impostos com novos preços

O forte aumento “vai levar os preços médios dos combustíveis simples para 1,815 euros por litro no caso do gasóleo e 1,912 euros no caso da gasolina, aproximando-se os valores entre ambos”.
4 Março 2022, 17h07

O Estado português vai aumenta a sua receita diária de impostos sobre combustíveis para 11,5 milhões de euros, com as novas subidas dos preços.

“Será um fardo adicional para as famílias e empresas portuguesas, que têm vindo a sentir o agravamento dos preços da energia. Para o Estado, será fonte de receita adicional, tendo em conta a elevada fiscalidade que recai sobre os produtos petrolíferos. Considerando os novos preços médios, a receita gerada com os combustíveis vai aumentar ainda mais, ascendendo a 11,5 milhões de euros por dia, em termos médios”, segundo um estudo hoje divulgado pela BA&N Research Unit.

Desde o início da ofensiva militar russa, que o “barril de petróleo apresentou uma valorização de mais de
15%. Chegou a cotar bem perto dos 120 dólares, um máximo de 11 anos, mas aliviou a escalada para um valor em torno dos 112 dólares que em euros o põe acima da fasquia dos 100 euros por barril, tendo em conta que o euro está a valer já menos de 1,10 dólares”, segundo a consultora.

Esta forte subida “tem-se repercutido nas cotações da gasolina e do gasóleo. O valor médio semanal de ambos, que é o que é considerado pelas petrolíferas na atualização dos preços de venda ao público em Portugal, registou subidas expressivas, com a gasolina a superar os 1.000 dólares e o gasóleo a bater os 900 dólares por tonelada métrica. A tradução destas fortes valorizações será a maior subida de sempre nos preços a pagar nos postos de abastecimento”.

O forte aumento “vai levar os preços médios dos combustíveis simples para 1,815 euros por litro no caso do gasóleo e 1,912 euros no caso da gasolina, aproximando-se os valores entre ambos”.

Já a gasolina passa a estar mais perto da fasquia dos dois euros por litro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.