[weglot_switcher]

Comissão Europeia deu luz verde ao plano de recuperação da Brussels Airlines

O programa de recuperação da Brussels Airlines prevê uma injeção de 460 milhões de euros, dos quais 290 milhões de euros serão assumidos pelo Governo belga e 170 milhões de euros por parte da Lufthansa,
21 Agosto 2020, 16h32

A Comissão Europeia deu luz verde ao plano de recuperação da Brussel Airlines apresentado pela companhia aérea.

“A 24 de julho, a Brussels Airlines anunciou que havia chegado a acrodo com o Governo federal belga e com a Lufthansa para assegurar o futuro da transportadora aérea de bandeira belga e confirmar o desenvolvimento a longo prazo da companhia através de um programa de estabilização. A 17 de agosto, o pacote foi aprovado pelo fundo económico de estabilização da Alemanha (WSF). Hoje, a Comissão Europeia concedeu também a sua aprovação”, destaca um comunicado da Brussels Airlines.

O programa de recuperação da Brussels Airlines prevê uma injeção de 460 milhões de euros, dos quais 290 milhões de euros serão assumidos pelo Governo belga e 170 milhões de euros por parte da Lufthansa, e irá cobrir parte das perdas em que a companhia aérea belga incorreu devido à crise da Covid-19, assegurando simultaneamente dezenas de milhar de empregos diretos e indiretos relacionado com a atividade da empresa.

“Devido a este pacote, a companhia aérea pode financiar a sua recuperação e assim criar um futuro de longo prazo estruturalmente rentável”, destaca o referido comunicado.

Segundo Dieter Vranckx, CEO da Brussels Airlines, “com esta aprovação, podemos finalmente concluir os três pilares da nossa sobrevivência e competitividade a longo prazo”.

“Estamos aliviados com o facto da execução da transação financeira poder ter lugar. Iremos agora mudar o nosso foco em direção a uma rápida implementação do nosso plano de recuperação ‘Reboot Plus’. Graças ao apoio e à confirança que recebemos do nosso acionista Lufthansa, do governo belga e de toso so nosso empregados, podemos criar uma forte e competitiva Brussels Airlines com perspetivas de longo prazo, um motor importante para a economia belga. Por isso, agradeço sinceramente a todas as partes envolvidas”, assinalou aquele responsável.

A Brussels Airlines é a companhia aérea de bandeira da Bélgica, fazendo a ligação a mais de 80 destinos, dos quais 17 na África subsariana, um continente que a empresa considera a sua ‘segunda casa’.

A companha disponibiliza ainda 65 destinos na Europa, três na América do Norte e Tel Aviv, em Israel.

A Brussels Airlines emprega mais de quatro mil trabalhadores, transportando mais de 10 milhões de passageiros por ano a partir do aeroporto de Bruxelas, com uma frota de 48 aviões que operava 250 voos diários.

A Brussels Airlines é participada do Lufthansa Group e membro da Star Alliance.

A companhia foi fundada em 2002 e é detida a 100% pela Deutsche Lufthansa AG.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.