PremiumComissões representam um terço das receitas dos bancos nacionais

Limitações propostas na cobrança de comissões podem levar a despedimentos na banca. Setor tem maior desequilíbrio na concorrência entre bancos e novos ‘players’ digitais na captação de clientes.

A aprovação na generalidade dos projetos de lei do PS e PSD que limitam a cobrança de comissões bancárias, é um dos mais recentes riscos para a rentabilidade da banca nacional. Contas feitas, entre os quatro principais bancos que já apresentaram resultados anuais, as receitas com as comissões representaram cerca de 32% das receitas totais (que incluem outras que não estão em discussão parlamentar). São mais de 1.500 milhões de euros.

O impacto que as alterações legistivas, discutidas e votadas na quinta-feira na Assembleia da República, podem ter nos resultados dos bancos é ainda uma incógnita. Segue-se agora a discussão na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) das propostas aprovadas, a que se juntam as do PCP, PAN e BE que proibem as comissões no MB Way e outros serviços, que desceram à comissão sem votação. “Não temos esses números”, disse fonte da Associação Portuguesa de Bancos (APB). “Pelas regras da concorrência, não podemos falar sobre questões comerciais”, explicou ao JE.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Caixa entrega prémios a 300 universitários

O prémio tem o valor monetário de mil euros e destina-se a reconhecer o mérito académico. No total são entregues 300 mil euros.

Stress na banca pode pesar nas perspectivas da zona euro através da redução do crédito bancário, diz Goldman Sachs

“O actual stress bancário está a turvar as perspectivas da área do euro, uma vez que as ações dos bancos caíram acentuadamente e os custos de financiamento dispararam”, lê-se na análise do banco norte-americano. A contração do crédito poderá afectar o crescimento económico.

Crise no SVB. Funcionário do banco perdeu património de um milhão de dólares

Várias pessoas que trabalhavam na instituição financeira perderam todo o seu património, mas apesar disso o foco continuou a ser em ter verbas disponíveis para pagar aos clientes.
Comentários