Como a saída de Pepe do Besiktas expôs a crise do futebol turco

Saída de Pepe, antes do fim do contrato que o ligava ao Besiktas, é um sinal claro que as grandes equipas da Turquia estão a atravessar uma situação complexa que está a fazer com que a liga turca deixe de ser atrativa para os melhores jogadores.

Besiktas JK

O defesa internacional português Pepe saiu do Besiktas após rescisão de contrato com o clube turco mas o que parece ser um ato isolado, pode mostrar algo profundamente grave e sistémico para todo o futebol da Turquia. A crise cambial que marcou o ano de 2018 teve consequências diretas no futebol profissional turco com os grandes emblemas da designada Superliga a ressentirem-se do facto de, durante ano, terem acumulado enormes dívidas, sendo que os salários dos jogadores estrangeiros constituem uma parte significativa desses gastos correntes em euros.

A saída de Pepe, antes do fim do contrato que o ligava ao Besiktas, é um sinal claro que as grandes equipas da Turquia estão a atravessar uma situação complexa que está a fazer com que a liga turca deixe de ser atrativa para os melhores jogadores. Inclusivamente, da Turquia chegam relativos de que o internacional português, antes de sair do clube, pagou do seu próprio bolso os salários de alguns funcionários do clube.

Além da crise cambial, o Besiktas também enfrenta uma investigação por parte da UEFA que, desde 2015, sancionou o clube turco com a imposição de multas e limitações na inscrição de jogadores nas competições europeias.

Mas o Besiktas não está sozinho na ‘liga da crise turca’ já que, desde 2016, Fenerbahçe e Trabzonspor acordaram um calendário no sentido de reduzir a sua dívida e cumprir com objetivos de estabilidade financeira. E o Galatasaray? Já foi expulso das competições europeias durante um ano mas o incumprimento das regras do Fair Play financeiro deve antever novas sanções por parte da UEFA.

Relacionadas

A crise monetária turca

Erdogan reagiu à forte desvalorização da lira culpando os mercados e os países ocidentais, os quais acusa de travarem uma “guerra económica contra a Turquia”.

Banco central da Turquia sobe taxas de juro

Os responsáveis pela política monetária turca reuniram-se esta quinta-feira e anunciaram uma subida de 625 pontos base.

Lira turca desvaloriza após Erdogan chamar “ferramentas de exploração” às taxas de juro

O banco central da Turquia reúne-se esta quinta-feira. Os analistas esperam um aumento das taxas de juro de referência.
Recomendadas

Três adeptos impedidos de entrar em estádios por intolerância no Estoril Praia-FC Porto

Os três indivíduos podem ser punidos com coimas entre os mil e os 10 mil euros e com pena de interdição de acesso a recintos desportivos até dois anos.

“Criou-se um clima de ódio no futebol português por parte de alguns dirigentes”, defende CEO da SIGA

Emanuel Macedo de Medeiros, o português que lidera a Sport Integrity Global Alliance (uma coligação de integridade e boa governança no desporto, com mais de 100 parceiros internacionais) foi o convidado da última da edição do programa “Jogo Económico”, da plataforma multimédia JE TV, e abordou a génese dos problemas que se eternizam no futebol em Portugal e apontou caminhos.

Seixas da Costa condenado por difamar Sérgio Conceição nas redes sociais

O antigo diplomata Francisco Seixas da Costa foi condenado pelo Tribunal do Porto do crime de difamação agravada, por ofensas ao treinador da equipa de futebol do FC Porto, Sérgio Conceição, e terá de pagar uma indemnização.
Comentários